sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Resenha: Life Of Pi



Life Of Pi (As Aventuras de Pi, 2012) é mágico do início ao fim; é um filme que te leva a outro mundo, repleto de fantasias e de fauna e flora belíssimas. Dirigido por Ang Lee (Brokeback Mountain, Razão e Sensibilidade, O Tigre e o Dragão), o longa merece um Oscar sem dúvidas, pois é sensacional. Lamento apenas não ter visto a película em 3D porque, assim como Avatar (2009), com certeza deve proporcionar uma experiência inesquecível ao público com todas aquelas imagens.


Resumindo a história - que é baseada em livro de mesmo nome do escritor Yann Martel -, Pi é um jovem que perde a família em um naufrágio e sobrevive em um bote, junto de uma zebra, um orangotango e um tigre de bengala. Após um tempo, resta somente o garoto e o tigre e o filme acompanha a longa jornada dos dois pelo Oceano Pacífico, cheia de aventuras, reflexões e, por incrível que pareça, companheirismo.

Foi tudo imaginação de Pi? Não interessa. Sendo imaginação ou não, ele perdeu toda a família na tragédia e a forma como viveu sua vida depois daquilo tudo foi completamente diferente do que teria sido se nada tivesse acontecido. Eu prefiro acreditar no extraordinário, que, de certa forma, por mais fantasioso que possa ser, pode acontecer.

Ang Lee também nos permite ver a natureza de outra forma em Life Of Pi, tanto em sua direção quanto com a maneira que conta na telona a obra de Martel, e é isso que faz do longa um dos melhores de 2012 e talvez um dos melhores da história do cinema. Ao mesmo tempo refletimos sobre religião, nossa vida pessoal, sobre a natureza e, principalmente, nossa relação com os animais.

Durante a exibição do filme até comecei a questionar os zoológicos, afinal, mesmo sendo uma forma de conhecermos animais que não teríamos a chance de conhecer de outro jeito, coloque-se no lugar de um deles. Você gostaria de ficar preso em um lugar, sem liberdade para conhecer o mundo e às vezes até longe da família? De ser alvo de olhares curiosos todos os dias e não poder viver sua vida de maneira natural?

Bom, se você ainda não assistiu As Aventuras de Pi, corra e assista. A película é impecável em todos os seus aspectos: performances, direção, fotografia, trilha sonora, efeitos especiais, roteiro e por aí vai. Tenho certeza de que você irá olhar para os animais de outra forma depois que sair do cinema.

Que venha a temporada de premiações e o longa não saia de mãos abanando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário