segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dica do Dia



Philadelphia (Filadélfia, 1993) é um filme estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington e dirigido por Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes, Sob o Domínio do Mal, O Casamento de Rachel). Ele conta a história de um advogado homossexual, Andrew Beckett, que é demitido após a firma em que trabalha descobrir que ele tem o vírus HIV. Buscando justiça, ele, depois de nove rejeições, consegue contratar um advogado homofóbico, Joe Miller, para defender sua causa no tribunal.

Sim, o filme tem uma trama bem complexa e discute questões que até hoje são polêmicas na sociedade: homossexualidade e AIDS. No cenário da película então, quase 20 anos atrás, o cenário era ainda mais crítico, principalmente por tratar-se de uma sociedade bastante conservadora e com falta de informação.

Além de atuações sensacionais de Hanks e Washington, Filadélfia conquista pela forma com que o roteiro nos comove e nos faz sentir na pele de Andy, um homem querido e reconhecido pelo seu trabalho, mas que de uma hora pra outra vê sua vida virar de cabeça pra baixo ao ficar desempregado e sofrer preconceito por quem está à sua volta devido a seu problema de saúde.

O mais bonito do filme é a forma com que ele, mesmo vendo sua condição piorar com o passar do tempo, sem resposta aos medicamentos, não desiste e enfrenta sua causa no tribunal; com apoio incondicional de sua família, namorado, amigos e do próprio advogado, Andy faz a diferença.

Tom Hanks ganhou o Oscar de Melhor Ator em 1994 e Bruce Springsteen o de Melhor Canção Original, por "Streets Of Philadelphia". Um filme pra vocês verem antes de morrer, sem dúvidas. E se emocionarem, é claro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário