sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Dica do Dia
Beginners (Toda Forma de Amor, 2010) é um filme dirigido por Mike Mills e estrelado por Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent e Goran Visnjic. Ele conta a história de Hal, um homem de 75 anos que, após a morte da esposa, resolve assumir sua homossexualidade ao filho, Oliver. Após mudar completamente sua vida, arrumar um namorado bem mais jovem e ter um novo círculo de amigos, Hal morre de câncer. Só uma curiosidade: a película é baseada na vida do próprio diretor.
A produção não segue uma ordem cronológica; ela nos mostra três momentos diferentes das vidas de Hal e Oliver: infância de Oliver (passada especialmente com sua infeliz mãe), período em que Hal assume ser gay até sua morte cinco anos depois, e momento em que Oliver conhece Anna, alguns meses depois da morte do pai.
Beginners é um longa interessante. Primeiramente porque o diretor compartilha com o público a sua história, algo bem ousado, ainda mais por não ser uma história que acontece todos os dias; em segundo lugar, pois vemos como que a vida de uma pessoa muda depois que ela resolve ser quem ela realmente é. Hal, no caso, passou mais de 40 anos casado com uma mulher, a qual sabia de sua preferência sexual, e tinha uma vida sexualmente ativa em banheiros masculinos. Depois que "saiu do armário", mesmo idoso e com problemas de saúde, podemos ver como sua vida foi mais feliz.
Já no lado de Oliver, vemos a morte de seu pai influenciar bastante sua vida e decisões que toma, principalmente no que diz respeito a Anna, atriz francesa com quem começa uma relação complexa, mas que acaba dando certo por terem uma grande afinidade.
Por que Beginners? Porque Hal e Oliver são praticamente iniciantes no que fazem. Hal começa uma vida nova, do zero, ao revelar-se homossexual e viver tudo o que não viveu enquanto era casado, enquanto Oliver tenta reinventar-se depois de passar os últimos anos adaptando-se a rotina de festas do pai e cuidando de sua saúde.
Tem bastante amor no longa e não apenas de casais, mas também entre pai e filho e cachorro e, no caso do filme, seus donos; bonito, vale a pena assistir!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário