Imagem: Reprodução/Tout Le Cine |
O diretor Pedro Almodóvar será o grande homenageado da 6ª edição do Prix Lumière. O espanhol vai receber o prestigiado prêmio em 17 de outubro, em Lyon, França.
"Ele realmente aceitou facilmente, apesar da agenda ocupada, pois está escrevendo e muito feliz", disse Thierry Frémaux, diretor do Instituto Lumière. "É um homem que encarna uma certa ideia da Espanha. Ele foi uma figura essencial da Movida", acrescentou. Pra quem não sabe, o Movida foi um movimento de renascimento cultural que surgiu na Espanha nos primeiros anos da transição do governo ditatorial de Francisco Franco.
O cineasta vencedor do Oscar por Hable Con Ella (2002) segue os passos de Quentin Tarantino, Ken Loach, Gerard Depardieu, Clint Eastwood e Milos Forman, premiados anteriormente no evento. Não foi revelado ainda quem vai entregar a homenagem a Almodóvar. Uma Thurman o fez a Tarantino em 2013, será que Penélope Cruz vai ser a escolhida?
O último filme lançado pelo aclamado diretor espanhol foi Los Amantes Pasajeros, que recebeu críticas medianas dos jornalistas e do público e faturou cerca de $ 11,7 milhões no mundo todo. Não foi uma produção marcante no currículo dele, pra ser sincera; eu achei ele bem decepcionante
O Prix Lumière faz parte o Festival Lumière, que vai de 13 a 19 de outubro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário