segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dica de Natal: Extremely Loud & Incredibly Close



Extremely Loud & Incredibly Close (Tão Forte, Tão Perto, 2011) é um filme baseado no livro de mesmo título de Jonathan Safran Foer, e é estrelado por Thomas Yorn, Tom Hanks, Sandra Bullock, Viola Davis e Max von Sydow. Não é um longa alegre, mas que emociona muito e o Natal é, sem dúvidas, um evento que traz emoções intensas, por isso a escolha.

O roteiro conta a história do jovem Oskar Schell, garoto de nove anos que perde o pai (Hanks) no 11 de setembro. Antes do fato, ele era uma pessoa especial para sua idade - bastante inteligente, esperto, independente -, o que atrapalhava seu relacionamento com colegas na escola. Seu melhor amigo era Thomas, seu pai, enquanto com sua mãe, Linda (Bullock), era mais frio.

Um ano após a tragédia, Oskar entra pela primeira vez no armário do pai e, acidentalmente, quebra um vaso com uma chave misteriosa dentro. Encarnando o espírito aventureiro que Thomas lhe ensinou, junto de um recorte de jornal encontrado nas antigas roupas dele com as palavras "não pare de procurar", o menino resolve sair em busca implacável pela fechadura da chave por toda cidade de Nova York.

O destaque da película é com certeza Yorn, que interpreta Oskar. Ele brilha no papel do magoado e perturbado garoto, mas que no fundo só estava tentando fazer algo que iria deixar seu pai orgulhoso e que, de alguma forma, lhe fizesse sentir próximo dele de novo. Ele nos faz sentir na pele tudo o que aquele garoto estava passando naquele momento e até nos faz gostar um pouco do seu jeito, que às vezes é até cruel. Hanks e Bullock estão bem como sempre, só que Extremely Loud & Incredibly Close foca nos momentos de raiva, negação, tristeza e superação na vida de Oskar, desde o falecimento de Thomas.

A direção de Stephen Daldry (As Horas, Billy Elliot, O Leitor) também é magnífica e ajuda a qualificar a produção como um must watch para os fãs de cinema. Emociona e até faz chorar durante os cerca 120 minutos de duração. Você torce junto de Oskar para que ele encontre a fechadura da chave e finalmente resolva seus problemas com Linda.

Tão Forte, Tão Perto foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2012 e rendeu a Thomas Yorn o Critics Choice Award de Melhor Jovem Ator no mesmo ano. Merecido!

Feliz Natal e bom filme!



Nenhum comentário:

Postar um comentário