sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Dica do Dia
Winter's Bone (Inverno da Alma, 2010) é um filme de Debra Granik, estrelado por Jennifer Lawrence e John Hawkes. Sua recepção foi calorosa pela crítica norte-americana e internacional, recebendo o Grande Prêmio do Júri em Sundance. Após dois anos, resolvi, enfim, assisti-lo para ver se tamanhos elogios eram, de fato, merecidos, e me surpreendi.
Com um orçamento de cerca de $ 2 milhões, o longa independente conta a história de Ree, uma jovem de 17 anos que cuida dos dois irmãos mais novos, da mãe doente e da humilde casa em que vivem, enquanto seu pai, em liberdade condicional, está desaparecido. Porém, a vida de sua família entra em risco quando o xerife da cidade informa a garota que se ele não aparecer no tribunal ela perderá a casa.
Além de ter que cuidar da família toda, Ree se vê no meio de uma rede de violência, segredos e medo, colocando em risco sua própria vida. É uma película bastante pesada e obscura, de lhe fazer sentir pena da protagonista e dos apertos que passa para manter a família protegida. Não veja o filme em um estado emocional ruim, pois ele vai lhe destruir; o clímax chega até a ser um pouco aterrorizante.
Sem dúvidas, Lawrence é a estrela de Winter's Bone; ela brilha no papel de Ree e sem ela a produção não seria o sucesso que foi. A performance é tão impressionante que você nem presta muita atenção no resto do elenco. Lembrando que a atriz recebeu indicação ao Oscar pelo papel com apenas 20 anos de idade.
Apesar de estar na corrida pela estatueta mais uma vez em função do longa Silver Linings Playbook (O Lado Bom da Vida, 2012), não sei se a nova atuação de Jennifer consegue ser tão poderosa e emotiva quanto a de Inverno da Alma. Afinal, são filmes que tocam as pessoas de formas bem diferentes, assim como as personagens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário