Imagem: Reprodução/Sentieri Selvaggi |
Em entrevista à revista britânica Film3Sixty Magazine, o diretor Guillaume Canet (Les Petits Mouchoirs, Ne Le Dis A Personne) culpou a imprensa francesa pelo fracasso de seu último filme, Blood Ties. O drama arrecadou na França míseros $ 2 milhões, a partir de um orçamento de $ 25 milhões.
Segundo o francês de 41 anos, coisas estúpidas foram ditas sobre o longa e isso atrapalhou sua existência no país. "Ele não foi tão bem recebido porque tem uma coisa muito estúpida na França que, quando você tem sucesso, as pessoas querem te derrubar. E o que é terrível é que meu último filme, Little White Lies, foi um enorme sucesso na França, mais de 5 milhões de expectadores...e foi um grande hit. Blood Ties nem tinha saído ainda e já haviam jornais muito ruins em Cannes e as pessoas estavam mais interessadas em falar sobre mim", argumentou. "Foi uma pena porque eu realmente gostei do filme, estou muito orgulhoso dele e é ruim que as pessoas estejam reagindo dessa maneira. Nunca deu certo para nenhum diretor francês que fez um filme nos Estados Unidos", comentou.
O cineasta garantiu que não vai parar de fazer filmes por isso - ele tem dois pela frente, como noticiado aqui -, apesar de ter ficado triste com a recepção e isso ser difícil de aceitar. O pior é que Canet chegou a dizer na entrevista que esperava que Blood Ties tivesse vida no Reino Unido, onde estreou em 15 de agosto, mas ele fracassou novamente: $ 34 mil em 22 salas. De maneira geral, a adaptação de Les Liens Du Sang fracassou no mundo inteiro.
Comentários? Primeiramente, é claro que as críticas podem influenciar o desempenho de um filme nas bilheterias, mas não é uma condição. Diversos filmes já receberam críticas medianas ou negativas, até piores que Blood Ties, e foram incrivelmente bem no box office, tais como The Other Woman, a série Transformers, The Great Gatsby, Divergent, Need For Speed e por aí vai. Até o longa que ele mesmo menciona na entrevista, Little White Lies, teve uma recepção bem mediana, mas isso não atrapalhou sua grande performances. Ou seja, a culpa não é apenas dos jornalistas; o público pode ver e também não aprovar ou simplesmente não ter vontade de assistir ao filme.
Em segundo lugar, parece que o francês não tem um bom conhecimento dos diretores de seu próprio país. Michel Hazanavicius fez The Artist, gravado nos EUA e que lhe deu o Oscar de melhor filme em 2012. Louis Leterrier dirigiu o hit Now You See Me e dois longas da famosa série The Transporter. Luc Besson comandou o inesquecível The Professional, filmado em Nova York e estrelado por Natalie Portman e Jean Reno. Mathieu Kassovitz foi o diretor de Gothika, que faturou mais de $ 140 milhões no mundo todo. Por fim, temos Michel Gondry e o aclamado Eternal Sunshine Of The Spotless Mind. Oi?
Realmente deve ser difícil aceitar que, após tanto esforço e dedicação, seu filme seja ignorado, mas, às vezes, é mais fácil culpar alguém por um fracasso profissional do que reconhecer que seu trabalho deixou a desejar. Blood Ties não é um lixo - leia minha resenha aqui -, mas está muito abaixo do nível que Canet apresentou em Ne Le Dis A Personne, tanto no que diz respeito ao roteiro quanto direção. Uma injeção de modéstia não faz mal a ninguém.
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