domingo, 30 de dezembro de 2012

Melhores de 2012



Que tal uma retrospectiva do cinema 2012? Todos nós sabemos que foi um ano inesquecível para a sétima arte, em função do grande número de filmes de altíssima qualidade, tanto no que diz respeito a interpretação quanto direção, trilha sonora, fotografia, entre outros.

Infelizmente, uma parcela significativa destas produções ainda não estreou no Brasil e outras não tive a chance de assistir, por isso, não estranhem abaixo a falta de alguns desses longas.

Confiram abaixo minha lista dos melhores filmes de 2012:

Top 10 - Filmes

1- Intouchables (Intocáveis, França, 2011)

2- Moonrise Kingdom (EUA, 2012)

3- The Perks Of Being a Wallflower (As Vantagens de Ser Invisível, EUA, 2012)

4- Skyfall (007 - Operação Skyfall, Inglaterra, 2012)

5- Lo Imposible (O Impossível, Espanha, 2012)

6- The Dark Knight Rises (Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, EUA, 2012)

7- Gonzaga: De Pai Pra Filho (Brasil, 2012)

8- Looper (EUA, 2012)

9- Argo (EUA, 2012)

10- The Hunger Games (Jogos Vorazes, EUA, 2012)

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dica do Dia



Winter's Bone (Inverno da Alma, 2010) é um filme de Debra Granik, estrelado por Jennifer Lawrence e John Hawkes. Sua recepção foi calorosa pela crítica norte-americana e internacional, recebendo o Grande Prêmio do Júri em Sundance. Após dois anos, resolvi, enfim, assisti-lo para ver se tamanhos elogios eram, de fato, merecidos, e me surpreendi.

Com um orçamento de cerca de $ 2 milhões, o longa independente conta a história de Ree, uma jovem de 17 anos que cuida dos dois irmãos mais novos, da mãe doente e da humilde casa em que vivem, enquanto seu pai, em liberdade condicional, está desaparecido. Porém, a vida de sua família entra em risco quando o xerife da cidade informa a garota que se ele não aparecer no tribunal ela perderá a casa.

Além de ter que cuidar da família toda, Ree se vê no meio de uma rede de violência, segredos e medo, colocando em risco sua própria vida. É uma película bastante pesada e obscura, de lhe fazer sentir pena da protagonista e dos apertos que passa para manter a família protegida. Não veja o filme em um estado emocional ruim, pois ele vai lhe destruir; o clímax chega até a ser um pouco aterrorizante.

Sem dúvidas, Lawrence é a estrela de Winter's Bone; ela brilha no papel de Ree e sem ela a produção não seria o sucesso que foi. A performance é tão impressionante que você nem presta muita atenção no resto do elenco. Lembrando que a atriz recebeu indicação ao Oscar pelo papel com apenas 20 anos de idade.

Apesar de estar na corrida pela estatueta mais uma vez em função do longa Silver Linings Playbook (O Lado Bom da Vida, 2012), não sei se a nova atuação de Jennifer consegue ser tão poderosa e emotiva quanto a de Inverno da Alma. Afinal, são filmes que tocam as pessoas de formas bem diferentes, assim como as personagens.



Em breve: The Place Beyond The Pines



Dirigido por Derek Cianfrance (Blue Valentine), The Place Beyond The Pines é um filme estrelado por Ryan Gosling, Eva Mendes, Bradley Cooper, Rose Byrne, Bruce Greenwood e Ray Liotta, cuja estreia está prevista para 29 de março de 2013.

O longa estreou no Toronto Film Festival este ano e já teve seu trailer liberado. Ele conta a história de um piloto de motocicleta dublê que comete um crime - rouba dinheiro - para ter como sustentar seu filho recém-nascido e esposa e acaba tendo em sua cola um policial/político.

Com base no trailer, parece ser um filme intenso, com grandes performances e que vai mexer com quem assisti-lo. Vamos ver como ele vai se sair com as plateias e os críticos ano que vem. Até agora, a película de Cianfrance tem uma nota média de 7,9 em 10 no Rotten Tomatoes.



E o filme mais pirateado do ano é...



Isso mesmo. Nada de The Avengers, The Dark Knight Rises, Twilight ou Sherlock Holmes. O filme mais pirateado do ano foi Project X, que conta a história de três garotos que fazem a maior festa da história e destroem quase que um bairro inteiro.

O longa dirigido por Nima Nourizadeh teve 8,72 milhões de downloads, seguido de Mission Impossible: Ghost Protocol (8,5 milhões) e The Dark Knight Rises (8,23 milhões).

Segundo o TorrentFreak, a ligação entre downloads ilegais e um prejuízo forte nas bilheterias dos EUA não é clara, mas entre tais downloads e a arrecadação internacional sim. Geralmente, os filmes estreiam primeiro na terra do Tio Sam e depois disso acabam vazando online, portanto, tal declaração tem um pingo de verdade.

Confiram abaixo os dez filmes mais pirateados de 2012:

1. Project X
2. Mission Impossible: Ghost Protocol
3. The Dark Knight Rises
4. The Avengers
5. Sherlock Holmes: A Game of Shadows
6. 21 Jump Street
7. The Girl With the Dragon Tattoo
8. The Dictator
9. Ice Age: Continental Drift
10. The Twilight Saga: Breaking Dawn, Part 1


Fonte:

http://www.hollywoodreporter.com/thr-esq/project-x-pirated-film-2012-406747

Dica do Dia



Para quem não conhece pelo título original, 13 Going On 30 é mais conhecido por aqui como De Repente 30 (2004). Dirigido por Gary Winick (Cartas Para Julieta, Noivas em Guerra, Ugly Betty) e estrelado por Jennifer Garner, Mark Ruffalo, Andy Serkis e Judy Greer, o filme conta a história de Jenna, uma garota de 13 anos que deseja ter 30 anos em sua festa de aniversário e acorda no dia seguinte com o desejo realizado.

O problema é que ela se vê uma pessoa totalmente diferente da que era. Apesar de ter conseguido tudo o que queria - ser popular, namorar o cara mais gato da escola, ser uma mulher bem-sucedida -, ela percebe que acabou se tornando uma mulher traiçoeira, egoísta e que ainda perde a amizade de seu melhor amigo de infância, Matt (Ruffalo).

Diversão é o que não falta no longa escrito por Josh Goldsmith e Cathy Yuspa (Do Que As Mulheres Gostam). Nada como ver Garner interpretar com primazia uma garota de 13 no corpo de uma de 30, que saiu de 1987 para 2004 de um dia para o outro. Ela faz amizade com garotas de sua idade real, sofre para pegar táxi em Nova York, usa figurinos e penteados dos anos 80 e fica extremamente feliz por não ter que mostrar a identidade para beber.

De Repente 30 é mais uma grande película de Winick, que faleceu em 2011. Uma pena que não veremos mais produções com sua direção porque ele sabia como ninguém fazer as pessoas rirem e se entreterem no cinema. Veja o filme seja tendo 13, 30 ou qualquer outra idade e sinta-se como adolescente assim como os atores devem ter se sentido durante as gravações.



quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Natal traz recordes de bilheteria aos EUA



O dia 25 de dezembro foi especial para o cinema em 2012. Além de ser Natal, foi uma terça-feira de recordes de bilheteria nos Estados Unidos. Também não é para menos: Les Misérables, Django Unchained e Parental Guidance fizeram suas estreias por lá e as salas ainda tinham em cartaz The Hobbit, This Is 40 e Jack Reacher.

"Nosso recorde de vendas aponta para uma tremenda variedade de filmes para ver no feriado, os quais se conectam com as audiências", explicou o presidente do site Fandango, Paul Yanover. O dia 25 foi o melhor dia de vendas para a página, superando o recorde de The Avengers em 4 de maio.

Les Misérables, Django Unchained e The Hobbit somaram juntos cerca de $ 44,5 milhões (R$ 89 milhões). Impressionante para um dia festivo, né? Será que no fim de semana vão fazer bonito também?


Fonte:

http://insidemovies.ew.com/2012/12/27/fandango-sales-record

São Paula recebe Giffoni Film Festival em 2013



Entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2013, a cidade de São Paulo recebe pela primeira vez o Giffoni Film Festival, renomado festival de cinema, cujo foco são os jovens.

Criado em 1971 pelo italiano Claudio Gubitosi, o evento tem como objetivo promover o cinema ao público jovem e desenvolver nele o tom crítico. Por isso que os jurados do festival são, de fato, os jovens. Vão ser selecionados pela organização 15 filmes nacionais e internacionais, os quais contarão com avaliação e premiação dos jurados mirins. As idades foram divididas em dois: de 12 a 14 e 15 a 17 anos.

Mais de três mil pessoas já passaram pelo júri do Giffoni, oriundas de um número superior a 50 países. Entre os diretores e atores que participaram de edições anteriores do evento estão Robert De Niro, Jessica Alba, Nicolas Cage, Steven Spielberg, Sam Worthington, Dianna Agron e Cuba Gooding Jr.

O Giffoni Film Festival acontece no Memorial da América Latina, localizado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo. Outras informações vocês encontram no site da entidade:

http://www.memorial.org.br/2012/12/um-festival-de-cinema-dedicado-ao-jovem-pela-1a-vez-no-brasil

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dica do Dia



Adaptado do livro de mesmo nome da aclamada escritora Jane Austen, Mansfield Park (Palácio das Ilusões, 1999) é um longa britânico dirigido por Patricia Rozema (Quando a Noite Cai) e estrelado por Frances O'Connor, Jonny Lee Miller, Alessandro Nivola e Harold Pinter.

O filme conta a história de Fanny Price, uma jovem esperta, independente e apaixonada pela escrita e leitura no fim do século XVIII, que é enviada pela família para a casa do rico marido de sua tia, Sir Thomas Bertram. Após vários anos na propriedade, Fanny faz uma forte amizade com Edmund, filho mais novo dele, e desenvolve suas habilidades como escritora.

Obviamente, os dois se apaixonam, mas além de não declararem seu amor, vários impedimentos acontecem com a chegada dos ambiciosos e ousados vizinhos Henry e Mary Crawford. Enquanto o rapaz pede Fanny em casamento, ao mesmo tempo em que sente atração por Maria Bertram, a irmã investe fortemente em Edmund.

Mansfield Park é uma película que flui, especialmente por causa da atuação de Frances O'Connor como Fanny Price e dos leves tons de comédia que ajudam no desenvolvimento da trama. A direção de Rozema também ficou bem feita e faz passar duas horas de filme sem que nem percebamos.

Para quem gosta de Austen, filmes de época e do bom sotaque britânico, Palácio das Ilusões é uma boa pedida.



Star Wars Episode VII ainda procura diretor



Em notícia divulgada hoje pelo Hollywood Reporter, o sétimo episódio da saga Star Wars ainda está em busca de seu diretor. Após George Lucas anunciar que não estará no comando dos próximos filmes, mais um negou a função: J.J. Abrams.

Com um currículo que inclui a direção de Star Trek, Missão Impossível 3 e Super 8, o norte-americano disse que recusou qualquer envolvimento com o novo longa da série devido a sua lealdade a Star Trek e por ser um grande fã de Star Wars. "Eu recusei qualquer envolvimento bem cedo. Eu prefiro estar na audiência sem saber o que vai acontecer do que estar envolvido em cada minuto de sua produção", justificou. Para Abrams foi mais fácil regravar Star Trek no século XXI justamente por não ser particularmente apaixonado pela saga.

Até agora já foi anunciado como roteirista do Episódio VII o renomado Michael Arndt, cuja carreira traz longas como Pequena Miss Sunshine, Toy Story 3, Oblivion e Jogos Vorazes: Em Chamas. Quem será que vai aceitar a função anteriormente ocupada por George Lucas?


Fonte:

http://www.hollywoodreporter.com/heat-vision/jj-abrams-declined-star-wars-406369

Em breve: Tyler Perry's Temptation: Confessions of a Marriage Counselor



Saiu o primeiro trailer do novo longa do diretor Tyler Perry, Tyler Perry's Temptation: Confessions of a Marriage Counselor. Estrelado por Jurnee Smollett, Vanessa Williams, Lance Gross, Brandy Norwood e Kim Kardashian - sim, a celebridade do canal E! -, o longa conta a história de uma conselheira matrimonial que começa a ter um caso com um de seus clientes.

No trailer, vemos que o cliente é um jovem rico que tem praticamente tudo o que quer e quem quer, ao mesmo tempo em que a conselheira passa a questionar seu longo relacionamento ao ver que as coisas não são mais como antes, como a paixão e a atenção que um dá ao outro. Como de se esperar, ela acaba não resistindo à tentação e cai nos braços do homem.

Tyler Perry's Temptation: Confessions of a Marriage Counselor estreia no final de março nos EUA. Por aqui nada foi divulgado.



segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dica de Natal: Extremely Loud & Incredibly Close



Extremely Loud & Incredibly Close (Tão Forte, Tão Perto, 2011) é um filme baseado no livro de mesmo título de Jonathan Safran Foer, e é estrelado por Thomas Yorn, Tom Hanks, Sandra Bullock, Viola Davis e Max von Sydow. Não é um longa alegre, mas que emociona muito e o Natal é, sem dúvidas, um evento que traz emoções intensas, por isso a escolha.

O roteiro conta a história do jovem Oskar Schell, garoto de nove anos que perde o pai (Hanks) no 11 de setembro. Antes do fato, ele era uma pessoa especial para sua idade - bastante inteligente, esperto, independente -, o que atrapalhava seu relacionamento com colegas na escola. Seu melhor amigo era Thomas, seu pai, enquanto com sua mãe, Linda (Bullock), era mais frio.

Um ano após a tragédia, Oskar entra pela primeira vez no armário do pai e, acidentalmente, quebra um vaso com uma chave misteriosa dentro. Encarnando o espírito aventureiro que Thomas lhe ensinou, junto de um recorte de jornal encontrado nas antigas roupas dele com as palavras "não pare de procurar", o menino resolve sair em busca implacável pela fechadura da chave por toda cidade de Nova York.

O destaque da película é com certeza Yorn, que interpreta Oskar. Ele brilha no papel do magoado e perturbado garoto, mas que no fundo só estava tentando fazer algo que iria deixar seu pai orgulhoso e que, de alguma forma, lhe fizesse sentir próximo dele de novo. Ele nos faz sentir na pele tudo o que aquele garoto estava passando naquele momento e até nos faz gostar um pouco do seu jeito, que às vezes é até cruel. Hanks e Bullock estão bem como sempre, só que Extremely Loud & Incredibly Close foca nos momentos de raiva, negação, tristeza e superação na vida de Oskar, desde o falecimento de Thomas.

A direção de Stephen Daldry (As Horas, Billy Elliot, O Leitor) também é magnífica e ajuda a qualificar a produção como um must watch para os fãs de cinema. Emociona e até faz chorar durante os cerca 120 minutos de duração. Você torce junto de Oskar para que ele encontre a fechadura da chave e finalmente resolva seus problemas com Linda.

Tão Forte, Tão Perto foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2012 e rendeu a Thomas Yorn o Critics Choice Award de Melhor Jovem Ator no mesmo ano. Merecido!

Feliz Natal e bom filme!



BOX OFFICE EUA - 21 A 23/12/2012

1) O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012) - $ 36.7 milhões (total arrecadado até agora de $ 150 milhões)

2) Jack Reacher: O Último Tiro (2012) - $ 15.6 milhões (total arrecadado até agora de $ 15.6 milhões)

3) This Is 40 (2012) - $ 12 milhões (total arrecadado até agora de $ 12 milhões)

4) A Origem dos Guardiões (2012) - $ 5.9 milhões (total arrecadado até agora de $ 79.7 milhões)

5) Lincoln (2012) - $ 5.63 milhões (total arrecadado até agora de $ 117 milhões)

6) The Guilt Trip (2012) - $ 5.39 milhões (total arrecadado até agora de $ 7.42 milhões)

7) Monstros S.A. (2001) - $ 5.04 milhões (total arrecadado até agora de $ 6.53 milhões)

8) 007 - Operação Skyfall (2012) - $ 4.7 milhões (total arrecadado até agora de $ 280 milhões)

9) As Aventuras de Pi (2012) - $ 3.8 milhões (total arrecadado até agora de $ 76.2 milhões)

10) A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, O Final (2012) - $ 2.6 milhões (total arrecadado até agora de $282 milhões)


Fonte:

IMDB

sábado, 22 de dezembro de 2012

Resenha: The Impossible



Força. Coragem. Sobrevivência. Solidariedade. É isso que vemos em The Impossible (2012), estrelado por Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland, Samuel Joslin e Oaklee Pendergast. Baseado na história da família espanhola Alvarez Belon, o filme de Juan Antonio Bayona (The Orphanage) relata com detalhes o medo, angústia e dor de uma família vítima do Tsunami em 2004.

O começo do longa é bem breve e mostra a família - neste caso inglesa, já que os produtores buscaram estrelas internacionais para a produção - chegando a Tailândia, aproveitando o mar, o Natal e a piscina do hotel antes da chegada devastadora do Tsunami no dia 26 de dezembro. Adianto que as cenas do evento são chocantes e extremamente realistas. Elas lhes fazem pensar: "E se fosse eu ali? E se fosse minha família ali?".

Vendo o filme, vocês veem que quem sobreviveu àquele acontecimento trágico teve força, muita força. A velocidade da água e da correnteza, junto dos destroços levados pela água...imaginem vocês no meio disso e o quanto iriam se machucar e lutar para sobreviver? É assustador. "Eu honestamente senti que nesses momentos não houve performance, pois você estava engolindo bastante água e estava assustado e no meio de uma situação onde você sabia que estava à salvo, mas ainda foi muito difícil", contou Watts ao San Francisco Chronicle.

Porém, o mais incrível da película não é a direção de Bayona; é a atuação dos protagonistas, especialmente Watts (Maria) e Holland (Lucas). Até a metade do filme, o destaque é a relação de ambos, mãe e filho, em meio àquele desastre, uma vez que foram separados do restante da família no Tsunami. Ela lhe ensina sobre solidariedade e ele não só ajuda várias pessoas, como também sua própria mãe, gravemente ferida.

Depois vemos Henry (McGregor) e seus outros dois filhos à procura de Maria e Lucas e, praticamente até o final, é essa busca dos dois lados pelo reencontro, em meio a um país em caos e sem estrutura para lidar com a catástrofe, mas que mesmo assim faz o possível para ajudar as vítimas. Foram mais de 220 mil, segundo a NBC News.

The Impossible é mais um longa que briga pelo Oscar ano que vem, principalmente nas categorias Melhor Filme e Melhor Atriz. Além disso, rendeu ao jovem Tom Holland, que tinha apenas 14 anos durante as gravações, prêmios do National Board Of Review e Hollywood Film Festival em 2012. É um filme que emociona e te faz pensar sobre a vida e quem está à sua volta. Vejam!



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dica do Dia



Com roteiro e direção de Julie Delpy (Flores Partidas, Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol), 2 Dias em Paris é um filme franco-alemão que conta a história de um casal - Marion e Jack - que passa as férias na Europa e decide passar dois dias capital francesa antes de voltar a Nova York para buscar um gato de estimação e ver os pais da moça. Porém, a viagem acaba tendo algumas surpresas, uma vez que o namorado descobre que ela continua mantendo contato com ex-namorados pelas suas costas.

Protagonizado pela própria Delpy e Adam Goldberg, o longa é bem divertido e vocês com certeza darão muitas risadas. Isto porque Jack não somente descobre o contato de Marion com seus ex-namorados, como também passa por poucas e boas ao chegar em uma cidade onde não consegue se expressar direito por não falar francês, fica assustado com o comportamento dela, sua família e amigos e ainda por cima acaba conhecendo um anjo. Sim, um anjo, interpretado pelo ótimo Daniel Brühl.

A comédia 2 Dias em Paris rendeu a Julie Delpy indicações ao César, European Film Awards e Independent Spirit Awards. Sua sequência, 2 Dias em Nova York, foi lançada em 2012 e em breve postarei a resenha dela por aqui.



O Palhaço fica de fora da corrida para o Oscar



A American Academy of Motion Picture Arts and Sciences anunciou hoje a lista dos filmes que passaram para a lista curta do Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. De 71, nove passaram pelo funil da entidade e, infelizmente, O Palhaço, representante do Brasil, não foi selecionado. Como de se esperar, Amour e Intouchables continuam na briga.

Apesar disso, temos um representante latino na premiação, o chileno "No", de Pablo Larraín, estrelado por Gael García Bernal. Confiram abaixo a lista completa de longas estrangeiros que estão na luta por indicação a 85ª edição do Oscar:

Austria, “Amour”, Michael Haneke
Canada, “War Witch”, Kim Nguyen
Chile, “No”, Pablo Larraín
Denmark, “A Royal Affair”, Nikolaj Arcel
France, “The Intouchables”, Olivier Nakache and Eric Toledano
Iceland, “The Deep”, Baltasar Kormákur
Norway, “Kon-Tiki”, Joachim Rønning and Espen Sandberg
Romania, “Beyond the Hills”, Cristian Mungiu
Switzerland, “Sister”, Ursula Meier

Fonte:
http://www.salon.com/2012/12/21/oscar_shortlist_for_top_foreign_language_film_announced/

Pain & Gain tem seu primeiro trailer divulgado



Pain & Gain, filme de Michael Bay que conta a história real de dois fisiculturistas criminosos, teve seu primeiro trailer divulgado esta semana. Estrelado por Mark Wahlberg, Dwayne Johnson, Anthony Mackie, Rebel Wilson e Ed Harris, o longa estreia em abril de 2013.

A película mostra as vidas de Daniel Lugo e Adrian Doorbal, homens que se envolvem com sequestro e extorsão e começam a ser perseguidos pelo detetive Ed Du Bois. Já sabemos que a história termina mal por tratar-se de um caso verídico, mas promete ser um grande filme de Bay.

Vejam o trailer de Pain & Gain abaixo:



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Trilha de Django Unchained é liberada



A produção do novo filme de Quentin Tarantino, o aguardado Django Unchained, liberou ontem a trilha sonora do longa. Com 24 faixas de artistas como Rick Ross, Tupac, John Legend e Ennio Morricone, o soundtrack traz também falas do elenco, a maioria delas com duração média de um minuto.

Django é o primeiro filme dirigido por Tarantino desde Bastardos Inglórios (2009) e inclui no elenco Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Christoph Waltz, Kerry Washington e Don Johnson. Nos Estados Unidos, a película chega no Natal, enquanto no Brasil apenas em 18 de janeiro.

Ouçam a trilha sonora no link abaixo:

https://soundcloud.com/unchained-soundtrack

Bryan Singer confirma Hugh Jackman em novo X-Men



Depois de confirmar James McAvoy, Jennifer Lawrence, Michael Fassbender, Nicholas Hoult, Ian McKellen e Patrick Stewart no novo filme do X-Men, o diretor Bryan Singer anunciou terça-feira que Hugh Jackman também estará no longa. "Eu gostaria de receber oficialmente @RealHughJackman ao elenco de #Xmen Days of Future Past. Muito empolgado! Mais por vir...".

A sequência de "X-Men: First Class" estreia em 2014 e promete ser ainda melhor que a película anterior. Para quem não sabe, ela é baseada nos quadrinhos de John Byrne, cuja história deve deixar a plateia do cinema bastante ansiosa: os X-Men precisam viajar no tempo para tentar alterar um acontecimento histórico que poderia impactar globalmente os mutantes e a humanidade.

Será que eles conseguem? Vamos esperar mais um ano e meio para descobrir na versão cinematográfica de Singer!


Fonte:

http://insidemovies.ew.com/2012/12/19/hugh-jackman-x-men-days-future-past/

Rust And Bone lidera indicações ao Lumière



Membros da imprensa internacional de Paris anunciaram sexta-feira passada os indicados da 18ª edição do Lumière Awards, versão francesa do Globo de Ouro. Entre os indicados das oito categorias, destaque para Rust and Bone, com cinco, seguido de Amour e Holy Motors, com quatro.

Pra quem tem acompanhado outros eventos cinematográficos e listas de críticos da área ao redor do planeta, Rust and Bone, Amour e Holy Motors foram os principais longas do país em 2012 e provavelmente devem sair premiados no Lumière. Vejam abaixo a lista completa de indicados:


Best Film

Amour, Michael Haneke

Rust and Bone (De rouille et d’os), Jacques Audiard

Camille Rewinds (Camille Redouble), Noémie Lvovsky

Holy Motors, Leos Carax

Farewell My Queen (Les adieux à la reine), Benoît Jacquot



Best Director

Jacques Audiard, Rust and Bone

Leos Carax. Holy Motors

Michael Haneke, Amour

Noemie Lvovsky, Camille Rewinds

Cyril Mennegun, Louise Wimmer



Best Screenplay

Jacques Audiard, Thomas Bidegain, Rust and Bone

Leos Carax, Holy Motors

Benoit Jacquot, Gilles Taurand, Farewell My Queen

Noemie Lvovsky, Maud Ameline, Pierre-Olivier Mattei, Florence Seyvos, Camille Rewinds

Valerie Zenatti, Thierry Binisti, A Bottle in the Gaza Sea (Une bouteille à la mer)



Best Actress

Marion Cotillard, Rust and Bone

Catherine Frot, Haute Cuisine

Noemie Lvovsky, Camille Rewinds

Corinne Masiero, Louise Wimmer

Emmanuelle Riva, Amour



Best Actor

Guillaume Canet, A Better Life (Une vie meilleure)

Denis Lavant, Holy Motors

Jeremie Renier, Cloclo

Mathias Schoenaerts, Rust and Bone

Jean Louis Trintignant, Amour



Best female Newcomer

Agathe Bonitzer, A Bottle in the Gaza Sea

Judith Chemla, Julia Faure, India Hair, Camille Rewinds

Izia Higelin, Mauvaise fille

Sofiia Manousha, Le noir (te) vous va si bien

Soko Augustine



Best Male Newcomer

Clement Metayer, Something in the Air (Après mai)

Stephane Soo Mongo, Rengaine

Pierre Niney Comme des frères

Mahmoud Shalaby A Bottle in the Gaza Sea

Ernst Umhauer pour In the House (Dans la maison)



Best French-language Film (outside France)

Our Children (A Perdre La Raison), Joachim Lafosse

Laurence Anyways, Xavier Dolan

The Pirogue, Moussa Touré

Sister (L’Enfant d’en haut), Ursula Meier

Monsieur Lazhar, Philippe Falardeau


A cerimônia acontece dia 18 de janeiro na capital francesa e os vencedores do evento devem ser também os favoritos ao César, prêmio mais importante do cinema francês.


Fonte:

http://www.screendaily.com/home/awards/rust-and-bone-holy-motors-among-lumiere-leaders/5050150.article?blocktitle=Latest-news&contentID=1846

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Reese Witherspoon elogia Naomi Watts em carta



A atriz Reese Witherspoon, vencedora do Oscar em 2006 por seu papel em Walk The Line, escreveu uma carta à sua colega de profissão, a também ganhadora da estatueta, Naomi Watts. O texto em questão foi escrito para a australiana após Reese ter assistido sua performance em The Impossible.

No documento, Witherspoon elogia o longa de Juan Antonio Bayona, mas os comentários sobre a atuação de Watts são os destaques. Abaixo vocês podem ler na íntegra a carta - traduzida por mim -, que foi compartilhada por Resse ao Entertainment Weekly. Ela faz parte da série "Consider This", na qual artistas com histórias no Oscar dizem quais são seus favoritos na edição de 2013.

"Olá Naomi,

Eu sei que nós não nos conhecemos bem. Eu espero que esteja ok que eu chegue a você assim porque eu simplesmente não podia conter meu entusiasmo em relação a sua performance em The Impossible.

WOW. Simplesmente wow. Eu fiquei chocada com o filme. A história de sobrevivência e as imagens incríveis do tsunami e as performances de todo o elenco foram surpreendentes. De longe, um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida.

Eu não pude falar por 24 horas após ver o filme. Foi mais que um filme. Foi uma mediação entre vida e família e humanidade. Foi fortificante.

Mas o sopro de vida do filme é você.

Sua performance física bruta, a ferocidade de seu espírito materno e os momentos tocantes onde você segura-se à vida com cada parte de seu ser foram incríveis.

Desde que vi Meryl Streep em A Escolha de Sophia, não me sentia tão tocada pela performance de uma atriz. Ela também me lembrou de Sally Field em Norma Rae. Tanta força e absoluta vulnerabilidade em uma mesma performance. Uma mãe que é determinada a ensinar sua criança o que significa ser uma boa pessoa mesmo quando se depara com sua própria mortalidade. Você mostrou cada lado da história de Maria.

Se eu tenho alguma coisa a ver com isso (e eu vou literalmente sapatear na Sunset Boulevard por você!), você vai segurar cada bela estatueta que existe até o fim de fevereiro.

Mas o mais importante, você criou uma performance que vai resistir ao tempo.

Parabéns e obrigado por compartilhar seu coração e alma tão abertamente.

Com respeito,

Reese"


Emocionante a mensagem, certo? The Impossible estreia no Brasil sexta-feira, 21 de dezembro.


Fonte:

http://insidemovies.ew.com/2012/12/18/consider-this-reese-witherspoons-fan-letter-to-naomi-watts-for-the-impossible


O novo filme de Pedro Almodóvar, Los Amantes Pasajeros (I'm So Excited em inglês), ganhou recentemente seu primeiro teaser. Com roteiro também do espanhol e elenco que inclui Penélope Cruz, Antonio Banderas, Cecilia Roth, Javier Cámara, Hugo Silva e Paz Vega, o longa promete divertir o público.

Com base no trailer de menos de um minuto, podemos ver que a história se passa dentro de um avião, com alguns passageiros aparentemente em pânico e uma tripulação bem louca, que canta e dança ao som de "I'm So Excited", de Pointers Sisters.

Segundo a descrição do video no YouTube, tais pessoas estão em situação de risco dentro do avião e procuram de diversas formas lidar com a situação de possível morte. No final do teaser vemos que o piloto está, de fato, dormindo ao invés de pilotar a máquina, então imagino que o roteiro deva ter um conteúdo que mistura comédia, ação e desespero ao mesmo tempo.

Los Amantes Pasajeros estreia em março de 2013 e é o primeiro filme de Almodóvar desde A Pele que Habito (2011).






Fonte:

http://cinema.uol.com.br/ultnot/efe/2012/10/02/los-amantes-pasajeros-de-almodovar-estreara-em-marco-de-2013-na-espanha.jhtm

domingo, 16 de dezembro de 2012

Trilha do Dia



"Moon River" é uma música composta por Henry Mancini para o filme Breakfast At Tiffany's (Bonequinha de Luxo, 1961). A canção tornou-se marca do longa estrelado por Audrey Hepburn e George Peppard, assim como a personagem interpretada pela atriz, Holly Golightly. É quase impossível, enquanto você escuta, não associar a faixa a película ou a Hepburn.

Quem ainda não viu a produção de Blake Edwards, que completou 51 anos em 2012, assista. Vale a pena conferir a história de amor entre a socialite Holly e o escritor Paul Varjak, repleta de emoções e cenas inesquecíveis, como a que abre o filme ou a em que a própria Audrey canta no violão "Moon River" sob os olhos apaixonados de seu par romântico. Tenho certeza de que irá conquistá-los também!

Além de ter se tornado parte da história do cinema e da música, "Moon River" foi premiada com o Oscar de Melhor Canção Original e o Grammy de Gravação do Ano, ambos em 1962.



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

High Jackman ganha estrela na calçada da fama

O australiano Hugh Jackman recebeu ontem uma das maiores honras que um ator pode ganhar na carreira: uma estrela na calçada da fama, em Hollywood. Ao lado da esposa, das atrizes Anne Hathaway e Amanda Seyfried e com introdução de Jay Leno, o ator não podia estar mais feliz.

"É como se fosse um dia surreal. Eu provavelmente vou sempre me lembrar desta quinta-feira, 13 de dezembro, e acho que, ou vou direto daqui comprar um bilhete de loteria, ou a um cassino porque parece que tem alguém olhando pra mim de uma maneira muito boa neste momento", disse ao E! News.

O ator de 44 anos ficou conhecido mundialmente por seu papel como Wolverine em X-Men (2000) e desde então teve papéis marcantes em longas como Van Helsing, O Grande Truque, Gigante de Aço e A Origem dos Guardiões. Recentemente, ele foi indicado ao SAG e ao Globo de Ouro pela interpretação de Jean Valjean em Os Miseráveis.

Parabéns Hugh!

Fonte:
http://www.eonline.com/news/371272/hugh-jackman-gets-star-on-hollywood-walk-of-fame?utm_source=eonline&utm_medium=rssfeeds&utm_campaign=imdb_topstories

Dica do Dia



Rachel Getting Married (O Casamento de Rachel, 2008) é um filme independente dirigido por Jonathan Demme (Sob o Domínio do Mal, O Segredo de Charlie) e estrelado por Anne Hathaway, Bill Irwin e Rosemarie DeWitt. Ele conta a história da problemática Kym, uma ex-modelo que está na reabilitação e volta pra casa para o casamento da irmã, Rachel.

Como de se esperar, o longa tem drama, muito drama. Acompanhamos o retorno da jovem que, apesar de estar "limpa" - sem usar drogas ou bebida alcoólica - há vários meses, continua a causar conflitos na família. Isto porque ela ainda é traumatizada pela morte do irmão Ethan quando ela tinha 16 anos, em um acidente de carro que ela estava dirigindo e sob influência de drogas.

Na minha opinião, é uma película em que vemos Hathaway mostrar que realmente é uma atriz talentosa e que pode interpretar com primazia qualquer tipo de papel, especialmente papéis complexos como este. Ela tem outros filmes bacanas no currículo e sempre com atuações boas, mas em Rachel Getting Married vemos um lado de Anne belíssimo e intenso. Creio que em Les Misérables veremos algo semelhante, uma vez que Fantine também é uma mulher que passa por problemas sérios e dificuldades na vida.

Entre as dezenas de prêmios que concorreu, o longa de Demme deu a Anne Hathaway sua primeira indicação ao Oscar em 2009, além de premiá-la com o Critics Choice Awards e outros eventos de críticos de cinema. Se você não gosta de filmes dramalhões, assista Rachel Getting Married para conferir a performance de Anne Hathaway.



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Trilha do Dia



"Free Fallin" é uma canção de Tom Petty lançada em 1989 e que faz parte da trilha sonora de Jerry McGuire (Jerry McGuire - A Grande Virada, 1996). Dirigido por Cameron Crowe (Almost Famous, Vanilla Sky, Elizabethtown), o filme é estrelado por Tom Cruise, Renée Zellweger e Cuba Gooding Jr.

A película conta a história do homem do título, um agente esportivo que perde o emprego e quase os seus clientes, com exceção de um: Rod Tidwell. Com apenas a administração da conta do jogador de futebol americano e o apoio de uma ex-colega de trabalho, Dorothy, Jerry busca dar a volta por cima na vida, em um caminho cheio de desafios, amor e amizade.

Além de um roteiro inspirador, Jerry McGuire tem cenas inesquecíveis, como aquela em que o empresário é obrigado a dizer "Show me the money" várias vezes no telefone para conseguir manter seu contrato com Rod. Outra bem marcante é a que o personagem de Cruise pega o carro e cai na estrada, ouvindo "Free Fallin". Sempre que escuto a faixa de Petty, lembro-me do longa de Cameron Crowe.

Jerry McGuire foi indicado a cinco Oscars, sendo premiado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, com Cuba Gooding Jr. Must watch people!



Golden Globes anuncia indicados



Acabaram de ser anunciados os indicados a 70ª edição do Golden Globes pela Hollywood Foreign Press Association. A cerimônia conta com 25 categorias, as quais prestigiam os destaques do ano no cinema e na televisão, além de entregar o renomado Cecil B. DeMille Award a Jodie Foster.

Quem lidera as indicações da premiação é Lincoln, com sete, seguido de Django Unchained, com seis, e Argo, com cinco. O filme de Quentin Tarantino levou duas na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, para Leonardo DiCaprio e Christoph Waltz. Vejam abaixo a lista completa de indicados na área do cinema:


BEST PICTURE, DRAMA
Argo
Django Unchained
Life of Pi
Lincoln
Zero Dark Thirty


BEST PICTURE, MUSICAL OR COMEDY
Best Exotic Marigold Hotel
Les Miserables
Moonrise Kingdom
Salmon Fishing in the Yemen
Silver Linings Playbook


BEST DIRECTOR
Ben Affleck, Argo
Kathryn Bigelow, Zero Dark Thirty
Ang Lee, Life of Pi
Steven Spielberg, Lincoln
Quentin Tarantino, Django Unchained


BEST ACTOR, DRAMA
Daniel Day-Lewis, Lincoln
Richard Gere, Arbitrage
John Hawkes, The Sessions
Joaquin Phoenix, The Master
Denzel Washington, Flight


BEST ACTRESS, DRAMA
Jessica Chastain, Zero Dark Thirty
Marion Cotillard, Rust and Bone
Helen Mirren, Hitchcock
Naomi Watts, The Impossible
Rachel Weisz, The Deep Blue Sea


BEST ACTOR, COMEDY OR MUSICAL
Jack Black, Bernie
Bradley Cooper, Silver Linings Playbook
Hugh Jackman, Les Miserables
Ewan McGregor, Salmon Fishing in the Yemen
Bill Murray, Hyde Park on Hudson


BEST ACTRESS, COMEDY OR MUSICAL
Emily Blunt, Salmon Fishing in the Yemen
Judi Dench, Best Exotic Marigold Hotel
Jennifer Lawrence, Silver Linings Playbook
Maggie Smith, Quartet
Meryl Streep, Hope Springs


BEST SUPPORTING ACTOR
Alan Arkin, Argo
Leonardo DiCaprio, Django Unchained
Philip Seymour Hoffman, The Master
Tommy Lee Jones, Lincoln
Christoph Waltz, Django Unchained


BEST SUPPORTING ACTRESS
Amy Adams, The Master
Sally Field, Lincoln
Anne Hathaway, Les Miserables
Helen Hunt, The Sessions
Nicole Kidman, The Paperboy


BEST SCREENPLAY
Zero Dark Thirty, Mark Boal
Lincoln, Tony Kushner
Silver Linings Playbook, David O. Russell
Django Unchained, Quentin Tarantino
Argo, Chris Terrio


BEST ANIMATED FEATURE
Brave
Frankenweenie
Hotel Transvylvania
Rise of the Guardians
Wreck-It Ralph


BEST FOREIGN LANGUAGE FILM
Amour
A Royal Affair
The Intouchables
Kon Tiki
Rust and Bone


BEST ORIGINAL SCORE
Mychael Danna, Life of Pi
Alexandre Desplat, Argo
Dario Marianelli, Anna Karenina
Tom Tywker, Reinhold Heil, Johnny Klimek, Cloud Atlas
John Williams, Lincoln


BEST ORIGINAL SONG
"For You" Act of Valor
"Not Running Anymore" Stand Up Guys
"Safe and Sound" The Hunger Games
"Skyfall" Skyfall
"Suddenly" Les Miserables


O Globo de Ouro acontece dia 13 de janeiro, no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, Califórnia. Em 2013, o evento é apresentado por Amy Poehler e Tina Fey.


Fonte:

http://www.cinemablend.com/new/2013-Golden-Globe-Nominations-Announced-34585.html

Resenha: To Home With Love



Acho que depois de assistir Midnight In Paris fiquei esperando algo do mesmo nível de originalidade e qualidade de Woody Allen e isso acabou prejudicando minha avaliação de To Rome With love (Para Roma Com Amor, 2012). Estrelado pelo próprio diretor, além de Alec Baldwin, Judy Davis, Jesse Eisenberg, Ellen Page, Penélope Cruz e Roberto Benigni, o filme não chega nem aos pés do anterior. Vou dizer o porquê.

Toda aquela magia de Meia-noite em Paris, de voltar no tempo e viver com grandes nomes da história, não consegui encontrar na película ambientada em Roma. Tudo bem que não precisava ser algo do tipo, mas faltou um ingrediente interessante no roteiro, que nos cativasse.

Temos a história de um casal recém-casado que se separa durante um dia e acaba tendo experiências com outras pessoas; de um típico trabalhador italiano que fica famoso de repente e tem de lidar com a fama repentina; um jovem estudante de arquitetura que se apaixona pela melhor amiga de sua namorada; e, por fim, pai e mãe que vão visitar a filha que acaba de ficar noiva de um jovem advogado italiano.

Enfim, são histórias sobre amor e paixão em Roma, só que nenhuma que lhe prende e lhe faz pensar: "Nossa, preciso contar a alguém sobre esse filme!". Essa foi uma reação completamente oposta a que tive depois de ver Meia-Noite em Paris. Com exceção da história de Benigni - homem que vira celebridade e tem seus 15 minutos de fama -, nenhuma outra provoca uma reflexão em você sobre a vida; pelo menos na minha opinião.

Porém, foi bom ver Allen atuando novamente, algo que não acontecia desde Scoop (2006). Algo que percebi enquanto assistia o Rome With Love é que ele e o ator Owen Wilson têm um jeito muito semelhante de atuar. Muito mesmo, de lhe fazer rir se pensar no quanto são parecidos.

Ano que vem Woody Allen deve lançar um novo filme, ainda sem título, também com Baldwin no elenco. Espero que tenha um roteiro mais divertido ou sedutor que o de Para Roma Com Amor.



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Man Of Steel ganha segundo trailer



O aguardadíssimo novo filme de Clark Kent, mais conhecido como Superman, ganhou ontem um segundo trailer. Diferentemente do anterior, o video mostra mais cenas e personagens da película, que conta no elenco com Henry Cavill, Amy Adams, Russell Crowe, Diane Lane, Michael Shannon e Kevin Costner.

Com direção de Zack Snyder (Watchmen, 300, Madrugada dos Mortos), Man Of Steel também tem participação de Christopher Nolan no roteiro e promete ser tão bom quanto a trilogia do Batman conduzida por este. Ainda não ficou muito clara a história do longa, mas creio que deve ser uma espécie de introdução ao mundo de Clark/Superman, como Nolan fez em Batman Begins. O principal vilão deste primeiro capítulo será o General Zod, já que Lex Luthor está de fora por enquanto.

Além disso, Hans Zimmer é o responsável pela composição de trilha sonora de Man of Steel. Ou seja, o clássico tema do Superman, de John Williams, será substituído. Vamos ver qual será a nova cara dada ao herói através da música! A produção da Warner Bros estreia dia 14 de junho.



Sleepy Shunk divulga mashup de 2012



Sleepy Shunk, um site conhecido por seus mashups sobre filmes, divulgou no início de dezembro uma retrospectiva do ano de 2012 no cinema. Trata-se do terceiro video produzido por ele, após ter feito o mesmo em 2010 e 2011.

São centenas de filmes e cenas, vamos ver quais que vocês conseguem identificar! Não tenho dúvidas de que foi um ano glorioso para o cinema mundial e o video resume bem isso. Só faltou no mashup um longa brasileiro, como O Palhaço ou Gonzaga - De Pai para Filho.




Fonte:

http://www.brainstorm9.com.br/33253/entretenimento/2012-no-cinema-mashup

Oscar revela trilhas que estão na briga pela estatueta



A Academia revelou ontem 104 compositores/filmes que estão na briga pela estatueta em 2013. Entre eles, destaque para o francês Alexandre Desplat (Argo, Rise of the Guardians, Zero Dark Thirty) e Danny Elfman (Frankenweenie, Hitchcock, Dark Shadows, Men in Black III, Promised Land).

Outros compositores que continuam na briga por indicação são Hans Zimmer (The Dark Knight Rises), Dario Marianelli (Anna Karenina), Howard Shore (The Hobbit), Dario Marianelli (Flight) e James Newton Howard (The Hunger Games).

Vejam lista completa no Indie Wire:

http://blogs.indiewire.com/thompsononhollywood/academy-reveals-104-eligible-original-scores-for-2012-oscar-race?page=1#blogPostHeaderPanel

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Resenha: House at the End of the Street



Dirigido por Mark Tonderai, House At The End Of The Street (A Última Casa da Rua, 2012) é estrelado por Jennifer Lawrence, Elizabeth Shue, Max Thieriot e Gil Bellows e conta a história de Elissa e Sarah, mãe e filha que se mudam para uma casa no subúrbio, cuja residência vizinha foi palco de um assassinato brutal quatro anos antes: pai e mãe assassinados pela própria filha. Porém, tudo muda quando Elissa faz amizade com o filho do casal morto.

Vou ser sincera: é um longa de bastante suspense, que assusta em várias cenas e que tem um roteiro original. O problema dele é que parece ser uma coisa e na verdade é outra. Quando vemos o trailer, pensamos que tem algo de diabólico na garota que mata os pais ou algo do tipo, mas não é nada disso.

Minha reação com o final foi parecida com a de A Vila (2004); uma mistura de decepção e surpresa. Decepção porque eu achava que tinha algo mais assustador por trás da história e surpresa porque, apesar disso, foi uma explicação bem plausível e interessante.

Não é mais um longa de brilho na carreira de Lawrence, como Inverno da Alma, Silver Linings Playbook, X-Men: First Class ou Jogos Vorazes, mas é bom ver que ela é uma atriz que se encaixa bem em diversos gêneros. Admito que só vi a produção por causa dela.

A minha conclusão é de que se você quer ir ao cinema para passar uns sustos, A Última Casa da Rua é uma boa distração. Mas se tiver outro filme mais interessante, opte pelo outro.



Zero Dark Thirty brilha no WAFCA Awards 2012

Foram anunciados hoje os vencedores do Washington, D.C. Area Film Critics Association (WAFCA) e Zero Dark Thirty, The Master e Les Misérables foram os únicos filmes que saíram ganhadores em mais de uma categoria. Porém, o principal destaque foi o longa de Kathryn Bigelow, que levou Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz.

Tim Gordon, presidente da entidade, elogiou a película da diretora.
"Em um ano de fortes filmes, a visão audaciosa e ousada da diretora Kathryn Bigelow, representada no prêmio de Melhor Filme, é a história política perfeita para nossos membros do Distrito de Columbia. Essa história, contada com uma efetividade fria e acerada, é uma entrada digna para o cânone de Melhor Filme e uma realização cinematográfica da qual estamos orgulhosos em honrar", comentou.

Confiram abaixo a lista completa de vencedores do WAFCA 2012:

Best Film:
Zero Dark Thirty

Best Director:
Kathryn Bigelow (Zero Dark Thirty)

Best Actor:
Daniel Day-Lewis (Lincoln)

Best Actress:
Jessica Chastain (Zero Dark Thirty)

Best Supporting Actor:
Philip Seymour Hoffman (The Master)

Best Supporting Actress:
Anne Hathaway (Les Misérables)

Best Acting Ensemble:
Les Misérables

Best Adapted Screenplay:
David O. Russell (Silver Linings Playbook)

Best Original Screenplay:
Rian Johnson (Looper)

Best Animated Feature:
ParaNorman

Best Documentary:
Bully

Best Foreign Language Film:
Amour

Best Art Direction:
Uli Hanisch, Hugh Bateup - Production Designers; Peter Walpole, Rebecca Alleway - Set Decorators (Cloud Atlas)

Best Cinematography:
Claudio Miranda (Life of Pi)

Best Score:
Jonny Greenwood (The Master)

The Joe Barber Award for Best Youth Performance:
Quvenzhané Wallis (Beasts of the Southern Wild)


Fonte:

http://www.wafca.com/awards

BOX OFFICE EUA - 07/12 a 09/12 de 2012



1) 007 - Operação Skyfall - $ 11 milhões (total arrecadado até agora de $ 262 milhões)

2) A Origem dos Guardiões - $ 10.5 milhões (total arrecadado até agora de $61.9 milhões)

3) A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, O Final - $ 9.2 milhões (total arrecadado até agora de $ 269 milhões)

4) Lincoln - $ 9.12 milhões (total arrecadado até agora de $97.3 milhões)

5- As Aventuras de Pi - $ 8.3 milhões (total arrecadado até agora de $ 60.9 milhões)

6- Playing for Keeps - $ 6milhões (total arrecadado até agora de $ 6 milhões)

7- Detona Ralph - $ 4.9 milhões (total arrecadado até agora de $ 164 milhões)

8 - Red Dawn - $ 4.26 milhões (total arrecadado até agora de $ 37.3 milhões)

9- Flight - $ 3.13 milhões (total arrecadado até agora de $ 86.2 milhões)

10 - O Homem da Máfia - $ 2.75 milhões (total arrecadado até agora de $11.8 milhões)


Fonte:

IMDB

Dica do Dia

Project X é um filme lançado este ano e que faturou mais de $ 100 milhões, com um orçamento de somente $ 12 milhões. Dirigido por Nima Nourizadeh e produzido por Todd Phillips (The Hangover, Escola de Idiotas, Caindo na Estrada) o longa conta a história de três amigos que dão uma festa como forma de tentar serem populares na escola, mas o evento acaba saindo do controle. Descobriu por que foi um sucesso de bilheteria?

Este é o tipo de película que te diverte bastante, arrancando-lhe gargalhadas, gritos e comentários do tipo "Meu Deus, o que é isso?", "Não acredito nisso!", "WTF?". Há quem acredite que os acontecimentos são, de fato, verídicos, uma vez que o elenco é praticamente desconhecido e quase tudo foi filmado pelos próprios atores, estilo Atividade Paranormal. Mas o objetivo é esse mesmo; parecer real. E não duvido de que muitas das coisas que rolam no filme aconteçam em festas mesmo.

Por outro lado, preciso dizer que Project X não acrescenta nada a sua vida além de um bom entretenimento. É engraçado, mantém você ligado durante todo o desenrolar do roteiro, só que é mais um besteirol americano que arrecada centenas de milhões e lota salas de cinema, sem mudar nada na vida de ninguém. Talvez você aprenda a não deixar seu filho de 17 anos sozinho em casa no final de semana, sem supervisão.


domingo, 9 de dezembro de 2012

Before Midnight estreia em Sundance



Nove anos após Before Sunrise, Ethan Hawke e Julie Delpy estão de volta como Jesse e Celine em 2013. Em Before Midnight, o casal se encontra pela terceira vez na Grécia, quase uma década depois de terem se visto em Paris.

Enquanto na primeira película nós conhecemos o norte-americano e a francesa nos seus 20 e poucos anos, na segunda os vimos na casa dos 30 e nesta provável última sequência veremos a situação deles com seus 40 anos. Será que Jesse continua casado? E Celine, continua seu trabalho de defensora do meio ambiente? Com base no elenco da produção, parece que o filho de Jesse estará na história, sendo interpretado por Seamus Davey-Fitzpatrick (A Profecia, Moonrise Kingdom).

Assim como Before Sunset e Before Sunrise, o terceiro filme da trilogia foi dirigido por Richard Linklater e conta com roteiro do diretor, Hawke e Delpy. Dedos cruzados para o casal ficar junto de vez neste último longa!

O Festival de Sundance acontece em Park City, Utah, entre os dias 17 e 27 de janeiro de 2013 e entre outros filmes que estreiam no evento temos jOBS, com Ashton Kutcher, Don Jon's Addiction, primeiro longa de Joseph Gordon-Levitt, e The Way, Way Back, dos roteiristas de The Descendants.


Fonte:

http://www.slashfilm.com/sundance-2013-premiere-lineup-features-jobs-before-midnight-stoker-the-east-the-way-way-back-and-many-more/

sábado, 8 de dezembro de 2012

Dia do Dia



American Psycho (Psicopata Americano, 2000) é um filme baseado em livro de mesmo nome, dirigido por Mary Harron e estrelado por Christian Bale, Chloë Sevigny e Willem Dafoe. Ele conta a história de Patrick Bateman, um jovem e rico executivo que tem como hobby assassinar pessoas, especialmente mulheres.

Pra quem viu Bale somente como Batman e Melvin Purvis (Inimigos Públicos), admito que fiquei surpresa com a sua interpretação do psicopata Bateman, mas uma surpresa totalmente boa. Ele realmente conseguiu entrar na pele do psicopata e dá medo, bastante medo. A forma com que ele expressa os pensamentos e comportamento do assassino é sensacional e, aliada com a ótima direção de Harron, o resultado é um longa imperdível para os fãs de cinema.

Após ver uma película como essa, você pensa várias vezes antes de sair com uma pessoa que mal conhece; as aparências enganam. Eu, por exemplo, jamais pensaria que um jovem como Patrick Bateman, um homem culto e bem-sucedido, seria, no final das contas, um louco que mata mendigos, mulheres e ainda mantém seus cadáveres em casa. Na verdade, não pensamos isso de praticamente nenhuma pessoa.

Apesar de ter grandes atores no elenco, como Willem Dafoe, Chloë Sevigny, Reese Witherspoon e Josh Lucas, quem rouba a cena em American Psycho é Christian Bale. O ator está magnífico, vale a pena conferir sua performance!

Aviso: o filme é perturbador, não somente em função da insanidade de Patrick Bateman, mas das cenas de sexo e assassinatos.



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Johnny Depp e Disney produzirão Dom Quixote



O ator Johnny Depp e a Disney irão produzir uma nova versão para Dom Quixote, de acordo com o Cinema Blend. O livro de Miguel de Cervantes já estava nos planos de Depp alguns anos atrás, no qual trabalhava junto do roteirista Terry Gilliam, mas o longa nunca chegou a ser produzido de fato.

Desta vez, parece que o galã se juntou a outros roteiristas, Steve Pink e Jeff Morris, e a história será uma releitura do personagem de Cervantes. Caso o projeto realmente saia do papel, teremos mais uma parceria de Depp e a Disney. Piratas do Caribe, Alice no País das Maravilhas e o próximo filme do ator, The Lone Ranger, são todos produzidos pelo estúdio.

E aí, vai vingar ou não? Ainda não foi dita a função de Johnny na película, mas o que vocês acham dele como Dom Quixote?


Fonte:

http://www.cinemablend.com/new/Johnny-Depp-Developing-Modern-Version-Don-Quixote-Disney-34424.html

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Em breve: Star Trek Into Darkness



Foi divulgado ontem o primeiro trailer de Star Trek Into Darkness, filme que dá sequência ao elogiado Star Trek (2009). Dirigido por J.J. Abrams (Super 8, Missão Impossível 3) e estrelado novamente por Chris Pine, Zoe Saldana, Karl Urban, SImon Pegg, John Cho, Anton Yelchin e Zachary Quinto, o longa promete ser bem mais obscuro que o anterior, que serviu mais de introdução a nova geração de atores da Enterprise.

Com estreia marcada para maio de 2013, veremos na película a luta do Capitão Kirk e sua tripulação contra uma força do mal originada deles próprios e que tem planos de destruir tudo o que vê pela frente.

Vejam abaixo o teaser de pouco mais de um minuto de Star Trek Into Darkness. Lembrando que no dia 14 de dezembro, a Paramount Pictures lança os primeiros 9 minutos do filme em 3D IMAX. Imperdível para quem é fã!




Fonte:

http://mashable.com/2012/12/06/trailer-star-trek-into-darkness

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Resenha: 7 Días En La Habana



7 Días En La Habana é um filme espanhol dirigido por sete cineastas, cada um com uma história por dia, cujo cenário é a cidade cubana. São eles: Julio Médem, Laurent Cantet, Juan Carlos Tabío, Benicio del Toro, Gaspar Noé, Pablo Trapero e Elia Suleiman.

No decorrer da película, vemos certas personagens aparecerem em mais de uma história e algumas partes serem mais longas ou curtas que outras. Toma-se por exemplo "El Yuma", estrelada pelo norte-americano Josh Hutcherson. É a primeira do filme e uma das mais longas, que conta a história de um jovem ator que vai a Havana para um festival de cinema. Por outro lado, na curtíssima "Ritual", vemos uma garota ter uma experiência homossexual e quando seus pais descobrem a submetem a um ritual bem louco para tentar "curá-la". WTF?

Achei a ideia de 7 Días En La Habana boa e as histórias foram legais, pois mostram um pouco da cultura de Cuba e das pessoas que vivem lá, algo que não tinha nem ideia de como era. Porém, acho que sete histórias foi demais, ainda mais por algumas não terem muita ligação com as outras, caso de "Diary Of a Begginer".

Os diretores podiam ter focado em duas ou três e ter interligado-as de uma forma melhor; quando você assiste um longa como esse, parece que fica faltando algo no final de cada parte. Eu teria dado mais espaço para "La Tentación de Cecilia", "El Yuma" e "Jam Session".

7 Días En La Habana estreou no Festival de Cannes em maio e aqui no Brasil encontrei a data 26 de outubro, mas não vi o filme em cartaz ainda. Vejam o trailer abaixo:



Em Breve: Cirque du Soleil: Worlds Away



No dia 21 de dezembro, estreia nos Estados Unidos um filme que promete cativar plateias no mundo todo: Cirque du Soleil: Worlds Away. Com direção de Andrew Adamson (Shrek, Gato de Botas, As Crômicas de Nárnia) e produção de James Cameron, o longa em 3D nos mostra a jornada de dois jovens dentro dos diversos mundos criados pelo circo e, com base no trailer, será uma experiência e tanto!

A película conta com cenas de sete apresentações do Cirque du Soleil, entre elas Viva ELVIS e The Beatles LOVE, e o casal é interpretado pelo trapezista Igor Zaripov e Erica Linz.

Quando chega por aqui? De acordo com o IMDB, Worlds Away estreia no Brasil somente em 22 de fevereiro. Afff, né?



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dica do Dia




Joyeux Noël (Feliz Natal, 2005) é um filme de Christian Carion, estrelado por Diane Kruger, Benno Fürmann, Guillaume Canet, Daniel Brühl e Dany Boon. Ele conta a história real da Christmas Truce, uma trégua feita por tropas britânicas, francesas e alemãs durante a I Guerra Mundial em 1914 e que ficou na história. Por quê?

O longa mostra a rotina de cada tropa em sua respectiva trincheira até que, na véspera do Natal, elas decidem cessar fogo em função da comemoração natalina. O que ninguém previa era que as gaitas de foles dos escoceses e dois cantores de ópera alemães iriam unir todos ali presentes na batalha. Chegou ao ponto em que os soldados e comandantes saíram de suas trincheiras e confraternizaram entre sei. Isso mesmo: conversaram, beberam champagne, vinho, comeram chocolate, jogaram futebol e trabalharam juntos para enterrar os corpos daqueles que haviam sido mortos no local antes da trégua.

Mesmo após o Natal, as tropas se ajudaram e evitaram que fossem atingidas pelas bombas de seus respectivos países. Como de se esperar, os generais xingaram os comandantes e cada um foi punido de uma forma, pois aquilo era uma guerra e eles estavam ali para cumprir uma missão e não confraternizar um com o outro. 

Indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, Joyeux Noël é uma película sensacional. Em inglês, francês e alemão, ela conta com grandes performances do elenco e com certeza irá lhe comover. Além de ser uma aula de história essencial; eu, pelo menos, não lembro de ter aprendido sobre isso na escola e acho que teria sido interessante. Must watch people!



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dane Dehaan será Harry Osborn em The Amazing Spider-Man 2



O jovem Dane DeHaan, 25, será Harry Osborn no próximo filme do Homem-Aranha. A informação foi dada pela próprio diretor de The Amazing Spider-Man 2, Marc Webb: "Meet Harry Osborn. @danedehaan", escreveu no Twitter.

As filmagens do longa começam em 2013 e o lançamento do mesmo deve ser em maio de 2014. Pra quem não reconheceu DeHaan pela foto, ele apareceu em três filmes este ano: Poder Sem Limites, Lincoln e Os Infratores. O ator é bom, podem ter certeza de que fará um ótimo Harry Osborn!


Fonte:

http://www.ropeofsilicon.com/dane-dehaan-cast-as-harry-osborn-in-the-amazing-spider-man-2

BOX OFFICE EUA (30/11 a 02/12/2012)

1 - A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2, O Final (2012) $ 17,4 milhões (total arrecadado até agora de $ 255 milhões)

2- 007 - Operação Skyfall (2012) - $17 milhões (total arrecadado até agora de $246 milhões)

3- A Origem dos Guardiões (2012) - $ 13,5 milhões (total arrecadado até agora de $ 48,9 milhões)

4 - Lincoln (2012) - $ 13,5 milhões (total arrecadado até agora de $ 83,7 milhões)

5 - As Aventuras de Pi (2012) - $ 12 milhões (total arrecadado até agora de $ 48,4 milhões)

6- O Homem da Máfia (2012) - $ 7 milhões (total arrecadado até agora de $ 7 milhões)

7- Detona Ralph (2012) - $ 7 milhões (total arrecadado até agora de $ 158 milhões)

8- Red Dawn (2012) - $ 6,55 milhões (total arrecadado até agora de $ 31,3 milhões)

9- Flight (2012) - $ 4,54 milhões (total arrecadado até agora de $ 81,5 milhões)

10- The Collection (2012) - $ 3,41 milhões (total arrecadado até agora de $ 3,41 milhões)


Fonte:

IMDB

Resenha: The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2



Após quatro anos, mais uma saga literária adaptada para a telona chegou ao seu fim: Twilight, de Stephenie Meyer. Foram cinco filmes entre 2008 e 2012 e mais de três bilhões de dólares arrecadados nas bilheterias até agora. Apesar de não ter sido uma série tão emocionante e rica em enredo e personagens como Harry Potter, foi uma história interessante de acompanhar.

Neste último capítulo da saga, Amanhecer - Parte 2, vemos Bella acordar imortal, após morrer ao dar a luz no filme anterior, e se adaptar a nova rotina nos primeiros minutos de filme. Isto inclui aceitar a ideia de que Jacob está destinado a ficar com sua recém-nascida filha, Renesmee.

Porém, tudo vai se encaixando aos poucos até que Irina Denali, uma vampira que até então guardava rancor dos Cuellen e dos lobisomens pela morte de seu amado Laurent, relata aos Volturi um crime: Renesmee é uma criança imortal. Para os vampiros, um vampiro dessa faixa etária é um perigo por não ter controle sobre suas ações, ou seja, é um perigo para a existência dos vampiros na sociedade.

Daí em diante, trava-se uma batalha entre os Cuellen, que tentam provar aos Volturi que Renesmee é metade humana e metade imortal, enquanto os Volturi vão até Forks decididos a matar os Cuellen e Renesmee por causa do crime denunciado por Irina.

Enfim, este é, na minha opinião, o melhor longa da série por trazer mais ação e conteúdo do que os anteriores e menos mel (Amanhecer - Parte 1 foi uma chatice até Bella ser transformada). Além disso, a película traz uma maior presença dos Volturi, personagens que realmente deram gosto a história, afinal, história de vampiros sem uma grande força maléfica por trás não tem graça. Vampiros como Aro e Jane que me deram vontade de continuar assistindo Twilight.

Não vou sentir falta de Crepúsculo, mas vou aguardar os próximos projetos do elenco com ansiedade. Mesmo com alguns dos atores já terem lançado filmes antes do fim da série - Peter Facinelli, Taylor Lautner, Robert Pattinson, Kristen Stewart, Maggie Grace, Nikki Reed -, acredito que ainda mais portas estarão abertas para eles daqui pra frente. Espero que saibam aproveitar o momento e busquem algo mais rico e menos blockbuster no futuro para variar. Stewart e Pattinson já tem feito isso, vamos ver os outros.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Confira a trilha sonora de Django Unchained



Django Unchained, novo filme de Quentin Tarantino, estrelado por Jamie Foxx, Christoph Waltz, Leonardo DiCaprio e Samuel L. Jackson, chega às telonas no Natal, mas a trilha sonora já teve suas faixas divulgadas.

Entre as faixas do disco, temos artistas como Tupac, John Legend e Ennio Morricone, sendo que uma delas, "100 Black Coffins", de Rick Ross, já está online. E ela tem a cara da história de Tarantino, tanto liricamente quanto sonoramente, vocês verão abaixo!

Uma curiosidade é que algumas das canções da trilha, lançadas nos anos de 1960 e 1970, vieram da própria coleção de vinil do diretor. "(...) completas com todos estalos e rachaduras... e o som da agulha sendo colocada na gravação", conta.

Quem mais mal pode esperar para ver o filme de Quentin Tarantino?




Fontes:

http://www.cinemaemcena.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=47866&cdcategoria=1

http://www.rollingstone.com/music/news/james-brown-and-tupac-share-song-on-django-unchained-soundtrack-20121129#ixzz2Df0r75Ua

Fotógrafo de celebridades lança documentário sobre seu trabalho



O que acontece quando um fotógrafo de celebridades decide fazer um documentário sobre o seu trabalho? Não vi o filme, mas parece ser interessante.

Com entrevistas com artistas que vivem nos tablóides e são constantemente perseguidos por papparazis - Jennifer Aniston, Elton John, Kid Rock, Jennifer Lopez, Salma Hayek, Sheryl Crow -, Kevin Mazur mostra como a profissão desses fotógrafos mudou ao longos das décadas e como o consumo de revistas e sites de fofocas tem se tornado cada vez mais uma febre no mundo todo.

Além disso, ele nos apresenta os lados das próprias celebridades, dos fotógrafos e das pessoas que consomem o resultado desse trabalho. Espero que o documentário entre em cartaz por aqui porque vai gerar uma discussão reflexiva, sem dúvidas.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Trilha do Dia



Quem já assistiu A História Sem Fim vai lembrar dessa canção. Presente no filme lançado em 1984, baseado no livro alemão Die Unendliche Geschichte e dirigido por Wolfgang Petersen (Mar em Fúria, Tróia, Poseidon), a faixa tornou-se um hit mundial, assim como o longa. Enquanto nas telonas a película faturou mais de $ 110 milhões, nas paradas musicais ela entrou no Top 10 nos EUA, Alemanha, Reino Unido, Itália, Irlanda e Suécia. Somente no RU, a canção vendeu mais de 200 mil cópias pra vocês terem noção.

O que "The Neverending Story" tem de tão especial? Assim como falei um tempo atrás sobre o mundo mágico de Harry Potter que foi traduzido por John Williams para a música, digo aqui que Limahl e Anderson fizeram o mesmo com o filme de Petersen. Só de ouvi-la, parece que já somos transportados para o mundo mágico de Fantasia, mundo paralelo no qual o jovem Bastian se infiltra enquanto lê o livro A História Sem Fim. Neste lugar cheio de magia e personagens curiosos, ele se junta a Atreyu e companhia e luta contra o mal do Nada.

Após duas sequências, digamos, fracassadas, na década de 1990, A História Sem Fim deve ganhar um novo remake em 2014. Várias notícias ligam o longa a produtora de Leonardo DiCaprio, Appian Way, mas nada foi anunciado, temos que esperar. O que vocês acham disso?



Ian McKellen e Patrick Stewart de volta em novo X-Men



Ian McKellen e Patrick Stewart estão de volta no próximo filme do X-Men, de acordo com um tweet do diretor do longa, Bryan Singer. "Eu gostaria de oficialmente dar as boas-vindas a James McAvoy, Jennifer Lawrence, Michael Fassbender e Nicholas Hoult a X-Men: Days Of Future Past. Também estou emocionado ao anunciar Sir Ian Mckellen e Sir Patrick Stewart".

A sequência de X-Men: First Class será lançada em 2014 e promete uma grande batalha entre Charles Xavier e Magneto, a qual teve início no fim do primeiro filme.


Fonte:

http://www.deadline.com/2012/11/ian-mckellan-patrick-stewart-coming-back-for-x-men-days-of-future-past

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diretores compartilham experiências no THR



Chegou a vez dos diretores compartilharem suas experiências ao The Hollywood Reporter. Após uma discussão bem informal com as principais atrizes do ano, o THR juntou Gus Van Sant (Promised Land), Ben Affleck (Argo), Quentin Tarantino (Django Unchained), Tom Hooper (Les Miserables), Ang Lee (Life Of Pi) e David O. Russell (Silver Linings Playbook) para um papo bem legal.

Na conversa de cerca de uma hora, os diretores falam sobre trabalhar com parentes, desafios, medos, interação com fãs, entre outros. Vale a pena conferir!

http://www.hollywoodreporter.com/news/ben-affleck-quentin-tarantino-4-394576

Independent Spirit Awards anuncia indicados



Após o Gotham Awards em Nova York, foram anunciados hoje os indicados a 28ª edição do Indepentent Spirit Awards, evento que premia os principais longas independentes norte-americanos do ano. Entre as indicações, destaque para dois filmes que caíram no gosto da crítica: Silver Linings Playbook e Moonrise Kingdom, com cinco indicações cada.

Outros destaques vão para o ator Matthew McConaughey, que foi indicado a Melhor Ator por Killer Joe e Melhor Ator Coadjuvante por Magic Mike, e para o cinema francês, presente com dois filmes na categoria Melhor Filme Internacional: Rust and Bone e Amour.

Vejam a lista com todos os nomes e categorias abaixo:


BEST FEATURE

Beasts of the Southern Wild

Bernie

Keep the Lights On

Moonrise Kingdom

Silver Linings Playbook



BEST DIRECTOR

Wes Anderson, Moonrise Kingdom

Julia Loktev, The Loneliest Planet

David O. Russell, Silver Linings Playbook

Ira Sachs, Keep the Lights On

Benh Zeitlin, Beasts of the Southern Wild



BEST SCREENPLAY

Wes Anderson & Roman Coppola, Moonrise Kingdom

Zoe Kazan, Ruby Sparks

Martin McDonagh, 7 Psychopaths

David O. Russell, Silver Linings Playbook

Ira Sachs, Keep the Lights On



BEST FIRST FEATURE

Fill the Void

Gimme the Loot

Safety Not Guaranteed

Sound of My Voice

The Perks of Being a Wallflower



BEST FIRST SCREENPLAY

Rama Burshtein, Fill the Void

Derek Connolly, Safety Not Guaranteed

Christopher Ford, Robot & Frank

Rashida Jones & Will McCormack, Celeste and Jesse Forever

Jonathan Lisecki, Gayby



JOHN CASSAVETES AWARD

Breakfast with Curtis, WRITER/DIRECTORPRODUCER: Laura Colella

Middle of Nowhere, WRITER/DIRECTOR/PRODUCER: Ava DuVernay, PRODUCERS: Howard Barish, Paul Garnes,

Mosquita y Mari, WRITER/DIRECTOR: Aurora Guerrero, PRODUCER: Chad Burris

Starlet, WRITER/DIRECTOR: Sean Baker, PRODUCERS: Blake Ashman-Kipervaser, Kevin Chinoy, Patrick Cunningham, Chris Maybach, Francesca Silvestri

The Color Wheel, WRITER/DIRECTOR/PRODUCER: Alex Ross Perry, WRITER: Carlen Altman



BEST FEMALE LEAD

Linda Cardellini, Return

Emayatzy Corinealdi, Middle of Nowhere

Jennifer Lawrence, Silver Linings Playbook

Quvenzhané Wallis, Beasts of the Southern Wild

Mary Elizabeth Winstead, Smashed



BEST MALE LEAD

Jack Black, Bernie

Bradley Cooper, Silver Linings Playbook

John Hawkes, The Sessions

Thure Lindhardt, Keep the Lights On

Matthew McConaughey, Killer Joe

Wendell Pierce, Four



BEST SUPPORTING FEMALE

Rosemarie DeWitt, Your Sister’s Sister

Ann Dowd, Compliance

Helen Hunt, The Sessions

Brit Marling, Sound of My Voice

Lorraine Toussaint, Middle of Nowhere



BEST SUPPORTING MALE

Matthew McConaughey, Magic Mike

David Oyelowo, Middle of Nowhere

Michael Péna, End of Watch

Sam Rockwell, Seven Psychopaths

Bruce Willis, Moonrise Kingdom



BEST CINEMATOGRAPHY

Yoni Brook, Valley of Saints

Lol Crawley, Here

Ben Richardson, Beasts of the Southern Wild

Roman Vasyanov, End of Watch

Robert Yeoman, Moonrise Kingdom



BEST DOCUMENTARY

How to Survive a Plague

Marina Abramoviæ: The Artist is Present

The Invisible War

The Waiting Room



BEST INTERNATIONAL FILM

Amour

Once Upon A Time in Anatolia

Rust And Bone

Sister

War Witch


Os vencedores do Independent Spirit Awards serão anunciados em 23 de fevereiro de 2013, em Santa Monica, Califórnia.

Moonrise Kingdom é o grande vencedor do Gotham Awards



Ontem aconteceu a 22ª edição do Gotham Awards, em Nova York, e o maior vencedor da noite foi Moonrise Kingdom. O longa de Wes Anderson, estrelado por Bruce Willis, Edward Norton, Tilda Swinton e Bill Murray, levou o prêmio de Best Feature. Além dele, Bernie, The Master, Middle Of Nowhere e The Loneliest Planet concorriam na categoria.

Vejam abaixo a lista completa de vencedores do Gotham Awards:

Best Feature - Moonrise Kingdom

Best Documentary - How to Survive a Plague

Best Ensemble Performance - Your Sister's Sister

Breakthrough Director - Benh Zeitlin, "Beasts of the Southern Wild"

Breakthrough Actor - Emayatzy Corinealdi, "Middle of Nowhere"

Best Film Not Playing in a Theater Near You - "An Oversimplification of Her Beauty"

Bingham Ray Award - Benh Zeitlin

O evento também prestou homenagem aos atores Matt Damon, Marion Cotillard e Jeff Skoll. É impressão minha ou a corrida pelo Oscar está cada vez mais acirrada?

Fonte:

http://www.hitfix.com/in-contention/moonrise-kingdom-takes-top-honors-at-22nd-annual-gotham-awards

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dica do Dia



Music Of The Heart (Música do Coração, 1999) é um filme dirigido por, incrível que pareça, Wes Craven. Isso mesmo, o diretor norte-americano, mais conhecido por seus filmes de terror, como a série Pânico, Drácula 2000 e A Hora do Pesadelo, resolveu mudar de ares no fim da década de 1990. Com Meryl Streep, Angela Bassett, Aidan Quinn e Gloria Estefan no elenco, o filme conta a história real de Roberta Guaspari, uma violinista que, após ser largada pelo marido, volta a ter inspiração na vida ao ensinar jovens alunos de uma escola pública da região de East Harlem, em Nova York. Um trabalho que começou como temporário, em um programa de arte, acabou durando décadas.

O mais legal da história é como Roberta, sem uma grande experiência como professora, consegue disciplinar, motivar e ensinar alunos que, ou não tinham interesse em aprender o violino, ou os pais não lhes deixavam tocar por acharem que é um tipo de música elitista. Ela mostra que o violino pode ser tocado por qualquer um, de qualquer idade e classe social e faz isso da maneira mais bela possível.

Além de batalhar para ensinar esses estudantes, ela vê, dez anos após iniciar suas aulas, o governo cortar a verba de seu programa. Para não parar de ensinar, reuniu pais e professores e organizou um evento beneficente junto de violinistas renomados, como Mark O'Connor, Arnold Steinhardt, Diane Monroe e Joshua Bell, e com o dinheiro arrecadado manteve o programa por mais três anos. Até hoje ele existe, dependendo de doações, e Roberta já recebeu vários prêmios de reconhecimento de seu trabalho.

Em relação as atuações, bom, Streep recebeu indicação ao Oscar pelo papel da protagonista, acho que não precisa falar mais nada, né? Filmes com ela são garantias de boas atuações sempre. A direção também é muito boa, ou seja, Wes Craven leva jeito para gêneros além do terror e suspense. Espero poder ver mais películas dele que sigam caminhos diferentes.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dica do Dia



Eu sei que Les Misérables chega aos cinemas no fim de dezembro, mas não aguentei e assisti hoje uma versão da obra de Victor Hugo de 1998, estrelada por Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman e Claire Danes. Ela foi dirigida por Bille August (A Casa dos Espíritos) e, diferentemente da deste ano, não se trata de um musical.

O roteiro adaptado desta película conta a história do famoso livro em três partes: período em que Jean Valjean é libertado após 19 anos na prisão; nove anos depois, quando torna-se prefeito de uma pequena cidade e, ao mesmo tempo que recebe de Fantine a missão de cuidar de Cosette, tem que enfrentar a perseguição do inspetor Javert; e após dez anos, com Cosette já adulta, Jean se vê novamente em meio a uma perseguição do policial, além de ver sua agora "filha" relacionar-se com um jovem revolucionário chamado Marius.

É uma bela história e bem triste, por sinal. O filme de 1998 não teve todo o alarde do musical de 2012, mas foi muito bem feito e contou com ótimas atuações, especialmente de Neeson e Rush, interpretando uma briga de cão e gato que durou cerca de dez anos. Pra quem já leu Les Misérables, tem algumas mudanças significativas também, principalmente no que diz respeito a participação de personagens como Éponine, Enjolras e os Thénardier.

Enquanto o novo não estreia, assistam o que foi lançado há 14 anos pra já se prepararem! Já digo que pelo que li hoje em uma matéria do The Hollywood Reporter, a recepção da primeira exibição do longa de Tom Hooper foi extremamente positiva. O jornalista até coloca Hathaway como a favorita do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Vamos aguardar!