domingo, 2 de março de 2014

Apostas Oscar 2014

Imagem: Reprodução/Ponta Grossa

Como todo mundo já deve saber, acontece hoje o Oscar, maior evento da indústria do cinema e último da temporada de premiações. Enquanto Ellen Degeneres não sobre ao palco para dar o pontapé de sua 86ª edição, resolvi escrever aqui os meus preferidos e um chute sobre quem que realmente deve ganhar.

Nas categorias em que eu realmente vi e, então, posso dar minha previsão pessoal, vou também justificar minhas escolhas. Já naquelas em que eu não conheço os indicados, vou apenas escrever quem deve vencer, com base nos prêmios e listas de outros sites. Tem também aquelas que não tenho nem ideia, é claro.

Bom, voilà:


Best Picture

Quem eu daria o Oscar: Her ou 12 Years A Slave. O de Spike Jonze porque ele fez um filme com uma direção de arte belíssima e criou uma história original e comovente. O de Steve McQueen porque ele mostrou a escravidão de maneira crua, dura e impactante, além de ter conseguido me fazer chorar no cinema pela primeira vez em 24 anos.

Quem vai ganhar: 12 Years A Slave. Ele venceu o Globo de Ouro e o BAFTA, além do AFI, Critics' Choice e diversos prêmios de associações de críticos. Se houver uma grande surpresa, deve ser com Gravity ou American Hustle.


Best Actress In A Leading Role

Quem eu daria o Oscar: Cate Blanchett, Blue Jasmine. A australiana nos dá uma performance intensa e intrigante de uma mulher ambiciosa, gananciosa e extremamente neurótica.

Quem vai ganhar: Cate Blanchett, Blue Jasmine. Simplesmente porque ela venceu tudo até agora.


Best Actor In A Leading Role

Quem eu daria o Oscar: Bruce Dern ou Chiwetel Ejiofor. O primeiro está impecável em Nebraska e deu um tom rabugento e ao mesmo tempo hilário ao seu personagem. O último fez um trabalho excelente ao dar vida ao injustiçado homem que é sequestrado e vendido como escravo no século XIX.

Quem vai ganhar: Matthew McConaughey, Dallas Buyers Club. Ele ganhou tudo até agora, fato.


Best Actor In A Supporting Role

Quem eu daria o Oscar: Barkhad Abdi ou Michael Fassbender. O pirata de Captain Phillips conseguiu dar ao vilão do filme uma interpretação bastante humana e mostrou que, mesmo fazendo algo ruim, é possível compreender suas ações. O alemão está fenomenal como o cruel proprietário de terras que faz da vida dos escravos um inferno na terra. Sério, não tem como não odiá-lo.

Quem vai ganhar: Jared Leto, Dallas Buyers Club. Ele ganhou tudo até agora.


Best Actress In A Supporting Role

Quem eu daria o Oscar: Lupita Nyong'o, 12 Years A Slave. A jovem literalmente nos faz chorar com sua performance. Mesmo com grande atrizes na mesma categoria, ela deu uma atuação mágica na adaptação dirigida por Steve McQueen.

Quem vai ganhar: Lupita Nyong'o, 12 Years A Slave. Ela perdeu o BAFTA e o Globo de Ouro para Jennifer Lawrence, mas deu uma performance muito mais marcante e emocionante, algo que deve sensibilizar mais a Academia.


Best Adapted Screenplay

Quem eu daria o Oscar: 12 Years a Slave, roteiro de John Ridley, ou Philomena, de Steve Coogan e Jeff Pope. O escritor fez uma adaptação extremamente fiel da biografia de Solomon Northup, com pequenas mudanças que em nenhum momento prejudicam a história do personagem principal. Os britânicos fizeram um ótimo trabalho ao adaptar o livro do jornalista que acompanhou Philomena Lee na busca pelo seu filho perdido.

Quem vai ganhar: 12 Years a Slave. Não sei as preferências da Academia, mas se 12 Years vencer como melhor filme, provavelmente vai vencer como melhor roteiro. Isso aconteceu com Argo ano passado.


Best Original Screenplay

Quem eu daria o Oscar: Her, de Spike Jonze. Simplesmente porque a história de amor entre Theodore e Samantha é linda e ainda discute temas como a tecnologia e o relacionamentos entre indivíduos no mundo contemporâneo.

Quem vai ganhar: Her, de Spike Jonze. A Academia não vai deixar o filme sem nenhuma estatueta.


Best Director

Quem eu daria o Oscar: Alfonso Cuarón, por Gravity, ou Steve McQueen, por 12 Years A Slave. A direção do mexicano é espetacular, não tem como negar. McQueen mostrou a escravidão de uma maneira nunca antes vista no cinema; ele merece muitos prêmios por isso.

Quem vai ganhar: Alfonso Cuarón, por Gravity. Ele venceu tudo, é praticamente impossível que a Academia seja do contra.


Best Original Score

Como eu não assisti The Book Thief e Saving Mr. Banks, não vou opinar. Porém, quem deve vencer é Steven Price, por Gravity. A trilha sonora dele é genial e contribui para o impacto da história de Alfonso e Jonas Cuarón no público.


Best Original Song

Quem eu daria o Oscar: "The Moon Song", de Her. A letra é comovente e encaixou perfeitamente na história de amor entre os personagens principais.

Quem vai ganhar: "Ordinary Love" ou "Let It Go". Apesar do U2 ter ganhado o Globo de Ouro, acho que a canção interpretada por Idina Menzel pode surpreender em função do sucesso estrondoso da animação.


Best Cinematography

Quem eu daria o Oscar: apenas não vi The Grandmaster, mas acho difícil a cinematografia dele superar o trabalho de Bruno Delbonnel. A fotografia de Inside Llewyn Davis é brilhante.

Quem vai ganhar: Gravity, Emmanuel Lubezki. Não é surpresa pra ninguém que Gravity é o favorito da Academia nas categorias técnicas.


Best Costume Design

Quem eu daria o Oscar: The Great Gatsby. Se tem um coisa que Baz Luhrman sabe fazer é escolher o figurino, maquiagem e direção de arte. Seu filme pode não ser ótimo, mas merece todos os créditos nas categorias anteriores.

Quem vai ganhar: The Great Gatsby ou 12 Years A Slave. Porém, o queridinho da crítica, American Hustle, pode surpreender.


Best Film Editing

Quem eu daria o Oscar: Gravity, Alfonso Cuarón e Mark Sanger. A edição do drama é muito, mas muito bem feita. Não tem como não se sentir agoniado na longa e dura jornada de Sandra Bullock.

Quem vai ganhar: Gravity. Cuarón deve vencer como diretor, então acho difícil seu filme perder na categoria de edição.


Best Production Design

Quem eu daria o Oscar: Catherine Martin e Beverley Dunn, por The Great Gatsby. Não vou falar de novo o quão incrível é o cenário e design da adaptação.

Quem vai ganhar: Difícil prever com tanto filme bom concorrendo, mas creio que fica entre The Great Gatsby, 12 Years A Slave e American Hustle.


Best Sound Editing

Quem eu daria o Oscar: Gravity, Glenn Freemantle. O cara fez um trabalho sensacional.

Quem vai ganhar: Gravity, Glenn Freemantle.


Best Sound Mixing

Quem eu daria o Oscar: Gravity, Skip Lievsay, Niv Adiri, Christopher Benstead e Chris Munro, ou Inside Llewyn Davis, Skip Lievsay, Greg Orloff e Peter F. Kurland. Ambos filmes têm uma mixagem impecável.

Quem vai ganhar: Inside Llewyn Davis, Skip Lievsay, Greg Orloff and Peter F. Kurland. Acho que a Academia não tem coragem de deixar os irmãos Ethan e Joel Cohen sem uma estatueta associada ao seu filme. Já bastou a esnobação nas categorias principais.


Best Animated Feature

Não vi nenhuma animação. Porém, acho que há um consenso de que Frozen vai ganhar. Pouquíssimas chances de alguma surpreender.


Best Foreign Language Film

Quem eu daria o Oscar: todos merecem ganhar. Nunca vi um ano com tanto filme na língua não-inglesa de altíssimo nível.

Quem vai ganhar: La Grande Belleza, da Itália. O filme ganhou praticamente tudo até agora: Globo de Ouro, BAFTA, European Film Awards...deve levar o Oscar.


Best Documentary - Feature

Não vi nenhum, mas The Act Of Killing é o favorito sem dúvidas.


Best Documentary Short

Não vi nenhum e não arrisco nenhum palpite.


Best Live Action Short Film

Não vi nenhum e não arrisco nenhum palpite.


Best Animated Short Film

Não vi nenhum e não arrisco nenhum palpite.


Best Makeup and Hairstyling

Quem eu daria o Oscar: Dallas Buyers Club, Adruitha Lee e Robin Mathews. O trabalho da dupla é excelente. A transformação de Leto e McConaughey é bastante impactante.

Quem vai ganhar: Dallas Buyers Club, Adruitha Lee e Robin Mathews. Jackass já conseguiu muito ao ser indicado - o perfil da Academia não é de indicar produções como tal - e The Lone Ranger foi destroçado pela crítica e foi um fracasso de bilheteria nos Estados Unidos. Não sei se eles dariam um Oscar para a adaptação.


Best Visual Effects

Quem eu daria o Oscar: The Lone Ranger, Tim Alexander, Gary Brozenich, Edson Williams e John Frazier. O ponto forte do filme são os efeitos visuais magníficos. Vale a pena conferir só por eles.

Quem vai ganhar: Gravity, Tim Webber, Chris Lawrence, Dave Shirk e Neil Corbould. Eles venceram o prêmio Visual Effects Society Awards. E, é claro, Gravity é favorito em quase todas as categorias técnicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário