domingo, 16 de fevereiro de 2014

Rémi Bezançon junta-se à campanha contra o álcool e telefone no volante

Imagem: Reprodução/Securité Routière

Depois de Guillaume Canet em dezembro de 2013, chegou a vez do diretor Rémi Bezançon (Zarafa, Le Premier Jour Du Reste De Ta Vie) entrar na campanha pela conscientização atrás do volante. Junto do órgão Securité Routière, da França, ele fez dois curtas: "Je Vous Aime Très Fort" e "Le Sourire Du Pompier".

Nenhum dos três citados anteriormente é chocante ou mostra sangue, mas tentam nos comover através das imagens ou diálogos. Porém, ao contrário de "Ivresse", de Canet, que tem cerca de dois minutos de duração e opta por mostrar momentos bons da vida e um fim, digamos, "trágico" - apenas ouvimos o barulho da batida enquanto a câmera foca em um jovem casal antes do acidente -, os dois vídeos de Besançon mostram momentos depois dos acidentes.

Em "Je Vous Aime Très Fort", acompanhamos um pai contar histórias de dormir para a filha e depois escutar uma antiga mensagem da esposa no celular. Nela, descobrimos que a mãe havia sido morta em um acidente, enquanto enviava um recado pelo celular no caminho de volta pra casa. Já no segundo, temos um jovem casal se preparando para uma festa, só que com um detalhe: um tempo atrás, eles haviam sofrido um acidente de carro, causado pelo namorado alcoolizado, e a mulher ficou paraplégica. Porém, a pessoa mais traumatizada ali não é a vítima mais ferida fisicamente, mas o rapaz e seu sentimento de culpa.

Devo admitir que os curtas de Bezançon são mais comoventes e podem conscientizar com mais eficácia os condutores, especialmente os jovens de 18 a 24 anos, que representam um quarto das vítimas fatais de acidentes de trânsito no país. Isto porque o roteiro deles é mais bem elaborado e os diálogos mais emocionantes, permitindo que os atores transmitam melhor a mensagem dos vídeos.

Confira abaixo "Je Vous Aime Très Fort" e "Le Sourire Du Pompier". Além do YouTube, ambos também serão difundidos pelos cinemas MK2, pela Fédération Nationale des Cinémas Français e pelo grupo NRJ.










Nenhum comentário:

Postar um comentário