Imagem: Reprodução/3 News |
O Festival de Cannes anunciou esta manhã o presidente do júri de sua 67ª edição. A escolhida foi Jane Campion, cineasta neozelandesa que já passou pelo evento quatro vezes na carreira, além de colecionar prêmios e indicações ao Oscar, BAFTA, César e Emmy.
O filme mais conhecido de sua carreira é The Piano, de 1993, o qual lhe rendeu um Oscar de melhor roteiro e os de melhor atriz e atriz coadjuvante à Holly Hunter e Anna Paquin, respectivamente. O drama também levou a Palma de Ouro. Já faz um longo tempo que Campion não dirige um longa; seu último foi Bright Star (O Brilho de uma Paixão, 2009). Atualmente, ela está atuando como roteirista e diretora da aclamada mini-série Top Of The Lake, lançada no início de 2013.
"É um grande orgulho que Jane Campion aceitou o convite. Após Michèle Morgan, Jeanne Moreau, Françoise Sagan, Isabelle Adjani, Liv Ullmann e Isabelle Huppert em 2009, ela completa a lista prestigiosa dos presidentes do júri. Originária de um país e continente onde o cinema é raro e poderoso, ela faz parte dos cineastas que encarnam com perfeição a ideia de que se pode fazer artista de cinema e seduzir um público planetário. E nós sabemos que sua exigência pessoal será também a de seu júri", elogiou Thierry Frémaux, delegado de Cannes.
Campion, por sua vez, não pode estar mais feliz com a função. "É uma grande honra para mim ter sido escolhida para ser presidente do júri. E, pra dizer a verdade: estou muito impaciente!", contou.
O festival acontece entre 14 e 25 de maio de 2014 e deve anunciar sua seleção oficial em abril. Apesar de ainda estarmos distantes da data, alguns filmes já têm sido sugeridos pela mídia, como L'Amour Et La Paix, How To Catch A Monster, Deux Jours, Une Nuit, Knight Of Cups, Vice Caché, Animal Rescue, Saint Laurent e The Search.
Nenhum comentário:
Postar um comentário